AngolaBrasilCabo VerdeCulturaMoçambiquePortugal

Conheça os jovens escritores premiados no concurso literário “Emergente – Novos Poetas Lusófonos”

Foram anunciados os vencedores do concurso para a antologia “Emergente – Novos Poetas Lusófonos“, uma iniciativa de promoção à publicação de novos autores de poesia lusófona, idealizada pelo escritor Samuel Pimenta e organizada em parceria com a editora Livros de Ontem.

 

– Nesta primeira edição do concurso, tivemos mais de 100 participações, oriundas de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique e Cabo Verde. Na segunda edição, queremos que o nível de adesão seja superior. Afinal, somos mais de 244 milhões a falar português e as oportunidades de publicação para novos autores não são muito abundantes. A Emergente procura preencher essa lacuna – explica Samuel Pimenta, presidente de júri.

 

Saíram vencedores da seleção do júri 12 jovens poetas: Alexandre Brea Rodríguez, da Galiza; Ana Cunha, Ariana Rupp, David Erlich, Diogo Godinho, Eduarda Barata, Iago Vendrell, João Paulo Coelho e Margarida Gordon, de Portugal; Rodrigo Domit e Vanessa C. Rodrigues, do Brasil; e Kussu Kappo, de Angola.

 

Além de Samuel Pimenta, constituíram o júri, nesta edição, João Batista, editor da Livros de Ontem, e Ana Paula Tavares, escritora angolana que, nos últimos anos, tem integrado o júri que atribui o Prêmio José Saramago.

 

– Esperamos que, para os 12 vencedores, esta oportunidade seja uma alavanca para se afirmarem no meio literário lusófono. Procuramos que as nossas escolhas refletissem a diversidade com que se escreve poesia em português. E as novas gerações estão a escrever muito bem – declarou João Batista, editor da Livros de Ontem.

 

A Livros de Ontem funciona por um sistema de “crowdpublishing“, ou seja: as publicações são impressas via financiamento coletivo, gerando edições sempre numeradas e exclusivas. Para concretizar a publicação da antologia Emergente, está em andamento uma campanha de crowdfunding, onde é possível adquirir exemplares do livro a um preço especial. A publicação da antologia “Emergente – Novos Poetas Lusófonos” está agendada para fevereiro de 2016, com uma sessão pública de apresentação dos novos poetas.

 

Leya

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.