AngolaEducaçãoPaíses

Direitos humanos vão ser ensinados nas escolas angolanas

(Imagem: Reprodução Agência Jovem)

Rui Mangueira, ministro da Justiça e dos Direitos Humanos de Angola , anunciou a inclusão de uma disciplina de direitos humanos no sistema de ensino durante o encerramento do conselho consultivo alargado do Ministério da Justiça.

De acordo com informações do Jornal de Angola, o ministro prometeu, ainda para este ano, a aplicação, de forma intensa, da estratégia que visa introduzir esta matéria no sistema de educação e ensino. Garantiu, a propósito, o reforço da acção dos Comités de Direitos Humanos para a consciencialização dos cidadãos sobre os seus direitos e deveres.

A inserção do ensino dos direitos humanos no currículo escolar é um pedido das organizações da sociedade civil, com um objetivo simples: que cada vez mais pessoas conheçam os seus direitos para os poderem reivindicar.

A decisão foi aplaudida pela organização Mãos Livres, Salvador Freire, e pelo pedagogo Carlinhos Zassala.

Salvador Freire, para quem a decisão surge na hora certa, disse que a decisão vai ajudar a maior participação dos cidadãos na vida pública do país, de acordo com o portal Voz das Américas:

– Esta disciplina vai ajudar os alunos a participar na vida pública do país e possam defender os seus direitos (por isso) acho que é uma mais-valia -, afirmou.

Já para o pedagogo Carlinhos Zassala, a medida vai ajudar na formatação da consciência humana dos estudantes e e não deve atrapalhar o correto funcionamento dos cursos.

– Ajuda ter um background mais alargado e ajuda a ter maior bagagem sobre os direitos humanos e não é incompatível caso seja implementado – , explicou.

 

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.