BrasilCulturaPaíses

#Elis70: para desvendar Elis Regina, a voz mais bonita que o Brasil já teve

(Imagem: Leonardo Costa, Divulgação elisregina.com.br)

Ela foi única, cantou como ninguém e deixou saudade: se estivesse viva, Elis Regina completaria hoje 70 anos. A cantora, que morreu em 1982, nasceu em Porto Alegre (RS) em 17 de março de 1945. Deixou o pampa e ganhou o mundo a partir do Rio de Janeiro e de São Paulo. Não demorou para conquistar todo o Brasil e se transformar numa das mais importantes vozes da música brasileira: Elis arrebatou público e crítica, com uma voz afinadíssima e interpretações emocionantes.

O trabalho incomparável deixado pela cantora continua vivo e reverenciado pela maioria dos brasileiros. Não é para menos: o sentimento que Elis colocava nas interpretações era de emocionar qualquer um.

Para comemorar os 70 anos da Pimentinha, como Elis também era chamada, entrou no ar hoje o portal www.elisregina.com.br, que traz todo o conteúdo da exposição “Viva Elis”, um acervo completo de música, vídeos e fotografias que narram a trajetória da cantora. Além do acervo que fez parte da exposição, o site disponibiliza mais de 500 fotos, vídeos e áudios inéditos, além do download gratuito do livro “Viva Elis”, de Allen Guimarães, que conta a biografia artística dela.

Dentre os conteúdos inéditos está o vídeo abaixo, em que Elis Regina canta “Madalena”, como parte do programa alemão Canta Brasil – Cariocas Leute von Rio, de 1972:

wallpaper_1280x800 (1)
(Imagem: Armenio A. Meireles, Divulgação elisregina.com.br)

 

Também neste 17 de março foi lançada uma biografia da cantora. Escrita pelo jornalista Júlio Maria, “Nada Será como Antes” mostra Elis como alguém que foi muito mais do que um gênio musical, revelando detalhes de relacionamentos, brigas, deslealdades, além de aprofundar-se na sua morte, causada pela mistura de álcool e cocaína. O Estado de S. Paulo disponibilizou online o primeiro capítulo da obra.

A cantora brilhou também em musicais e especiais exibidos na televisão. O site da TV Globo (canal onde Elis teve um programa semanal na década de 70) relembrou alguns deles em uma matéria especial.

Mas as homenagens começaram já no início de 2015: em fevereiro, a escola de samba Vai-Vai adiantou o presente e fez da cantora o enredo deste ano. E levou o título de campeã do carnaval de São Paulo.

Relembre alguns dos principais sucessos da carreira da Pimentinha:

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.