BrasilEconomiaPaísesUncategorized

Empresa brasileira cria telefone encriptado a preço acessível

(Imagem: Reprodução GSM nation)

Entre os próximos dias 2 e 5 de março o mundo dos celulares (telemóveis) estará com olhos voltados para Barcelona. A cidade será palco do “Mobile World Congress” (Congresso mundial de telefonia móvel), onde a maior parte das principais empresas do mundo no ramo estarão a mostrar seus últimos lançamentos.

Entre elas estará a Sikur, empresa brasileira que atua no mercado de tecnologia e segurança da informação. O produto inovador é um celular encriptado com preço acessível ao grande público (o gadget custará em torno €700 na Europa). Na prática, significa tornar milhões de vezes mais complexo alguém conseguir ter acesso ao conteúdo das suas mensagens e chamadas telefônicas. O produto é de grande interesse às empresas, governantes, e profissionais que lidam com dados sigilosos com frequência, mas também mira nos cidadãos comuns em busca de maior privacidade e mais atentos às ciberfraudes.

A percepção ao risco e vulnerabilidade dos sistemas de comunicação é um tema cada vez mais sensível às pessoas. No Brasil, o assunto ganhou grande destaque na mídia pela primeira vez em 2013, quando Edward Snowden, ex-administrador de sistemas da CIA e ex-contratado da NSA que tornou público detalhes de vários programas que constituem o sistema de vigilância global da NSA, expôs a fragilidade das comunicações feitas ao mais alto nível da gestão governamental brasileira. Na ocasião, a presidente Dilma Rousseff chegou a cancelar uma viagem a Washington D.C. em função do acontecido.

Infra um vídeo da empresa, que introduz o tema e explica o funcionamento de algumas das suas tecnologias. Mais informação no site da empresa.

Sikur Português from Sikur.Privacy above all. on Vimeo.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.