BrasilCulturaDestaquePortugal

Escritor brasileiro Raduan Nassar vence o Prêmio Camões 2016

Leya

 

O escritor brasileiro Raduan Nassar foi anunciado o vencedor do Prêmio Camões 2016. Ao atribuir o prêmio ao autor de “Lavoura arcaica” (1975) e “Um copo de cólera” (1978), o júri destacou “a extraordinária qualidade da sua linguagem e da força poética da sua prosa”.

 

Entregue desde 1989 pelos governos de Portugal e do Brasil, o Camões é considerado um dos maiores reconhecimentos da literatura em língua portuguesa.

 

Nascido em 1935 em Pindorama (SP) em uma família de origem libanesa, Raduan Nassar é um dos maiores e mais cultuados escritores brasileiros do século XX. Com apenas três livros publicados, é considerado pela crítica como um grande escritor e comparado a nomes consagrados da literatura brasileira, como Clarice Lispector e Guimarães Rosa, graças à extraordinária qualidade da sua linguagem e da força poética da sua prosa.

 

Os seus livros tornaram-se conhecidos do público em geral com as versões cinematográficas de “Um Copo de Cólera” e “Lavoura Arcaica”. Além disso disso, tem dois textos inéditos em português: o ensaio “A corrente do esforço humano”, lançado na Alemanha em 1987, e o conto “Le vieux” (“O velho”), publicado na França em 1998 como parte da antologia “Des nouvelles du Brésil”.

 

O autor, que foi apontado pelos jornais portugueses como “o melhor escritor brasileiro em inatividade“, abandonou a literatura nos anos 1980, quando passou a trabalhar como fazendeiro.

 

– A obra de Raduan distingue-se pela força da linguagem. Quem lê os seus textos entra em contacto com a força do que é dito, palavras sempre muito bem colocadas e, também, de certa forma, com o que não está evidenciado, os silêncios – declarou à Agência Lusa Sandra Sinicco, diretora de comunicação da União Brasileira dos Escritores.

 

No início deste ano, Nassar ficou entre os indicados na “long list” do Man Booker Prize 2016. Com a premiação, o escritor receberá 100 mil euros (aproximadamente R$ 398,8 mil).

 

Angola e Brasil entre os finalistas do The Man Booker Prize 2016

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.