AngolaCulturaMoçambique

Escritor moçambicano vence Grande Prémio Literário Sonangol 2016

Com a obra literária “A Carta da Mbona“, o escritor moçambicano Suleimane Cassamo Abdulumane “Peniwaku Sassa” venceu o Grande Prémio Literário Sonangol 2016.

Para a União dos Escritores Angolanos, UEA, organizadora do evento, a obra premiada destaca-se das demais pela qualidade temática e valor educativo, ritmo da prosa e linguagem aprimorada, realçando o poder criativo e originalidade relevados. Foi ainda escolhida para menção honrosa a obra “A Dança da Chuva”, do escritor Angolano Fragata de Morais “Soma Yinene”.

O livro A Dança da Chuva distingue-se pela qualidade de linguagem e riqueza no desdobramento dos espaços em que decorrem os factos narrados. É igualmente notório o realismo arrojado com que descreve determinadas cenas“, lê-se em nota da organização.

O presidente do júri do Grande Prémio Literário Sonangol de Literatura 2016 é o professor António Fernandes da Costa. Do grande prémio participam escritores consagrados de Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Guiné-Bissau, sendo iniciativa do fomento à cultura literária nesses países africanos.

Instituído pela Sociedade Nacional de Combustível  de Angola, Sonangol, o prémio realiza-se de cinco em cinco anos, para distinguir qualitativamente obras literárias ou investigação de escritores consagrados dos países participantes.

Segundo informações da Angop, o valor atribuído é de cinco milhões de kwanzas, devendo as obras literárias submetidas a concurso compreender todos os géneros literários. São igualmente considerados todos os trabalhos científicos ou de ensaios.

Instituído em 1987 pela Sonangol, em colaboração com a UEA, o prémio é um projecto social vocacionado à valorização dos escritores angolanos e de outros países africanos.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.