BrasilPaísesSaúdeSociedade

Espuma de poluição toma conta de ruas em Pirapora do Bom Jesus, Brasil

(Imagem: Rafael Pacheco via Fotos Públicas)

Parece filme de ficção científica, mas aconteceu em Pirapora do Bom Jesus (São Paulo, Brasil): desde a última segunda-feira, a espuma de poluição do Rio Tietê tem avançado sobre ruas da cidade.

(Imagem: Rafael Pacheco via Fotos Públicas)

Segundo informações da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, divulgadas pelo portal UOL, a formação da espuma está relacionada principalmente com a baixa vazão da água e com a presença de esgotos domésticos não tratados que dificultam a decomposição de detergentes domésticos. A espuma se forma quando a água passa pelos vertedouros de uma usina hidrelétrica, localizada a poucos quilômetros da cidade.

(Imagem: Rafael Pacheco via Fotos Públicas)

Mas não se deixe enganar pelo aspecto “fofinho” da espuma que aparece nas imagens: de acordo com um comunicado divulgado pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), a espuma está “contaminada biologicamente”. Conforme aumenta a quantidade de espuma, intensifica-se também o mau cheiro, segundo relatos de moradores. O problema atinge também outras cidades da mesma região banhadas pelo Tietê, como Santana de Parnaíba e Salto.

(Imagem: Rafael Pacheco via Fotos Públicas)

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.