CulturaMúsicaNotíciasPortugal

Estreia em Portugal o primeiro documentário nacional sobre a cultura do Hip Hop

“Hip to da Hop” é o nome do primeiro filme documental português que se compromete a retratar a cultura do Hip Hop em território nacional. Conta com a participação de mais de 40 artistas, de Norte a Sul do país, chegando oficialmente às salas de cinema portuguesas em 2019.

 

Orelha Negra, Mundo Segundo, Slow J, Chullage, NBC, Odeith e Beatbombers são apenas alguns dos nomes de artistas que prometem ecoar no grande ecrã, aquando da exibição oficial do “Hip to da Hop”. Este filme documental pretende refletir alguns dos valores, a história e as transformações da cultura Hip Hop que tem vindo a colecionar seguidores pelo mundo inteiro, com especial enfoque em Portugal. Porto, Lisboa, Setúbal e Faro são alguns dos distritos que aparecem no documentário, representados por imagens e relatos fascinantes.

 

VEJA TAMBÉM

 

O documentário teve a sua antestreia em abril (2018), na 15.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Lisboa – IndieLisboa. Além disso, foi exibido no Hip Hop Film Festival, na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, e no Golden Tree International Documentary Film Festival, em Franquefurte, na Alemanha. Realizado por António Freitas e Fábio Silva, “Hip to da Hop” estará em tour em seis cinemas portugueses, com um espetáculo musical de Hip Hop, durante o mês de outubro (2018); só chegará ao grande ecrã português em 2019. “Fazer algo culturalmente relevante” foi a premissa que levou os jovens artistas a investirem num documentário, que reúne depoimentos de músicos, writters e b-boys.

 

Apesar da obra ser independente, os seus realizadores pertencem ao estúdio Follow Creative Studio que, ao longo do tempo, deixou sempre indelével a assinatura das peças com um cunho cinematográfico semelhante ao do “Hip to da Hop”. Em baixo, deixamos-lhe o trailer do filme.

 

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.