PolíticaSão Tomé e Príncipe

Evaristo Carvalho vence eleições presidenciais em São Tomé e Príncipe à segunda volta

Leya

 

Evaristo Carvalho, candidato único,  venceu à segunda volta as eleições presidenciais de São Tomé e Príncipe, ao obter 46% dos votos, segundo os dados provisórios fornecidos pela Comissão Eleitoral Nacional. O antigo Presidente da Assembleia do país torna-se assim o novo Presidente da República, e é o 9º que o país conhece após a independência em 1975.

 

A votação foi marcada por grande abstenção e tensão da oposição que reclamava a anulação do escrutínio por alegada fraude. Evaristo Carvalho foi o candidato do partido da Acção Democrática Independente (ADI), partido do actual governo em exercício. Nestas eleições arrecadou 42.058 votos, num universo de 111.222 eleitores que foram chamados às urnas. Saliente-se que Manuel Pinto da Costa seria o candidato rival nesse escrutínio, mas o mesmo abdicou de concorrer.

(Imagem: Reprodução Comissão Eleitoral Nacional)

O próximo Chefe de Estado manifestou-se satisfeito com os resultados.

 

– Os resultados provisórios que foram divulgados pela CEN satisfazem-me profundamente, porque, afinal de contas, a vitória da minha candidatura foi tranquila, consequente – declarou Evaristo Carvalho em entrevista  à DW em Português.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.