AngolaBrasilCabo VerdeCulturaGuiné-BissauMoçambiquePortugalSão Tomé e PríncipeTimor-Leste

FESTin chega à 7ª edição com homenagem aos 20 anos da CPLP

Leya

 

A 7ª edição do Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (FESTin) começa dia 4 de maio, quarta-feira, às 21h, com a presença de diretores de cinema, cineastas, atores, jornalistas, autoridades e o público amante da Sétima Arte.

 

A partir de 4 de maio, o Cinema São Jorge receberá a exibição de 74 filmes, entre longas, curtas-metragens e documentários, o que torna a capital portuguesa a maior anfitriã de obras cinematográficas faladas em português.

 

Para além da mostra competitiva de curtas, documentários e longas, o festival conta com outras seções tradicionais, como a Mostra de Cinema Brasileiro, a Mostra de Inclusão Social, o FESTin +, a Festinha e, para reforçar o aspeto experimental do festival, a nova rubrica FESTin Arte.

 

A cada ano o FESTin homenageia um país de língua portuguesa, mas 2016 faz uma homenagem ao 20º aniversário da CPLP.

 

O festival proporciona a ponte entre os povos lusófonos e cria uma nova dinâmica para a realização de festivais e mostras, no contexto de sua programação, incentivando e ampliando a visibilidade da produção cinematográfica de língua portuguesa.

 

O FESTin tem sido levado também a países onde existem poucas oportunidades e lugares para os filmes poderem ser exibidos, como é o caso de Timor-Leste e Guiné-Bissau.

 

– Estas mostras atraem especialmente, as crianças… Elas vibram e pedem que voltemos – explica Léa Teixeira, uma das diretoras do evento.

 

Confira a programação completa no site do FESTin 

 

– É o único festival português inteiramente dedicado à lusofonia e cuja programação é composta por produções oriundas dos nove países que compõem a CPLP – Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste – comenta Adriana Niemeyer, também diretora do FESTin.

 

O júri do festival é formado por representantes dos nove países, entre jornalistas, cineastas, produtores e pessoas ligadas ao cinema.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.