AngolaCabo VerdeCulturaMoçambiquePortugal

Festival Azgo: exaltação cultural de Moçambique para o mundo

Leya

 

Uma série de festividades irá invadir a capital moçambicana, já este final de semana (20 e 21 de Maio) por ocasião da 6ª edição do Festival Azgo, uma autêntica exaltação cultural que envolve diversos artistas de vários cantos do mundo. Serão dois dias marcados por uma miscelânea de manifestações artísticas que variam desde a música a sessões de cinema e danças diversificadas.

 

O nome “Azgo” é uma gíria de Maputo usada para dizer “let’s go” (vamos!), e no contexto do evento quer dizer “vamos exaltar as nossas culturas e vamos promover a diversidade cultural entre os povos”. É nesta onda de deixar-se levar pela cultura que acontece em Maputo este festival que surpreende a cada ano com a variedade de artistas.

 

De Moçambique esperam-se as actuações dos músicos Roberto Chitsondzo, Muzila, Yolanda Kakana, Wazimbo, Dimas, Elvira Viegas, Bernardo Domingos, Bob Lee, Sizaquel, Mister Bow e a banda Gran’mah. O inusitado artista Azagaia acompanhado dos Cortadores de Lenha, que voltou aos palcos recentemente também fará parte da festa com temas de Hip-Hop do seu último disco “Cubaliwa”.
Para acompanhar as tradicionais moçambicanas conta-se com o agrupamento Timbila Muzimba, composto por jovens amantes da música de raiz.

 

A nível internacional destacam-se as participações da cantora cabo-verdiana Lura, Zahara (África do Sul), Paulo Flores (Angola), Sauti Sol (Quénia), HMB (Portugal), Maya Kamaty (Ilha Reunião), Estère (Nova Zelândia), Cold Specks (Canadá), Pablo Nouvelle (Suíça), Kingfisha (Austrália) e o duo espanhol Za!

 

O Festival Azgo opera como uma plataforma que possibilita a colaboração entre artistas emergentes e aclamados, possibilitando também que estes se encontrem o seu espaço no universo artístico.
De Moçambique para o Mundo: Azgo!

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.