CulturaPortugalTurismoUncategorized

“Há Festa na Aldeia!”: o projeto que dá vida às aldeias portuguesas

(Imagem: Reprodução hafestanaaldeia)

Há Festa na Aldeia! é uma iniciativa da Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria (ADRITEM), que pretende dar vida às aldeias portuguesas.

Muitas aldeias estavam “adormecidas”, quase sem movimento nas ruas e mesmo os habitantes que estavam focados em desenvolver o local deixaram de o fazer por falta de motivação. Foi para travar isso mesmo que surgiu o projeto Há Festa na Aldeia!, iniciado em 2013, continua até hoje a dar cor às ruas das aldeias.

getimage
Aldeia de Vilarinho de S. Roque em festa (Imagem: hafestanaaldeia)

Não só tem retirado a solidão das aldeias como também tem ajudado satisfatoriamente o comércio local de produtos tradicionais, como compotas, mel, doces caseiros, etc.

Tradições que se estavam a perder voltaram a ganhar vida. Um dos exemplos é o de Albertina Loureiro, uma bordadeira de filé que vive em Felgueiras, com 59 anos, não bordava desde os 11 anos e, agora, junta-se com outras vizinhas na Junta de Freguesia de Vila Fria para preparar os artigos em filé para serem vendidos na próxima festa.

Em cada aldeia são criados grupos de trabalho que se reúnem com uma comissão de representantes do lugar, coletividades, Junta de Freguesia, Município e com a ADRITEM. Nessa reunião definem uma estratégia de desenvolvimento local da aldeia.

Alguns dos meios utilizados para sensibilizar as populações são oficinas temáticas, formação musical, teatro, gastronomia e a recuperação de tradições esquecidas para estimular as atividades nas aldeias portuguesas.

Assita ao vídeo que mostra as atividades decorridas na Aldeia de Vilarinho de S. Roque.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.