BrasilPaíses

Jogos Olímpicos do Rio terão água mais suja que esgoto para esportes náuticos

(Imagem: Tomaz Silva, Agência Brasil)

As águas da baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, onde vão decorrer as provas olímpicas de vela, estão contaminadas de tal forma por fezes humanas que colocam em risco a saúde dos atletas, concluiu uma análise encomendada pela agência de notícias internacional Associated Press (AP).

Os testes mostraram que as águas do Rio de Janeiro estão cronicamente contaminadas. A análise encontro níveis perigosamente altos de vírus e bactérias de esgoto humano em locais de competição. Segundo o jornal O Estado de São Paulo, a quantidade de matéria fecal encontrada na água é extremamente alta, em níveis comparáveis a algumas nações africanas e à Índia.

Esses resultados alarmaram especialistas internacionais e preocuparam os competidores que treinam no Rio, alguns dos quais já apresentaram febres, vômitos e diarreia.

mascote
No perfil oficial do mascote da competição, ele aparece em uma foto admirando o mar da cidade. (Imagem: Instagram @tomrio2016)

As atletas velejarão na Marina da Glória na Baía de Guanabara, nadarão na praia de Copacabana e praticarão canoagem e remo nas águas da Lagoa Rodrigo de Freitas. Supondo que um atleta ingerisse três colheres de chá desta água durante uma das provas, o risco de contaminação é de 99%, explicou a especialista em qualidade da água Kristina Mena à agência que encomendou as análises.

Em alguns dos testes feitos, os resultados revelaram níveis até 1,7 milhões de vezes superior ao limite a partir do qual a poluição é considerada alarmante nos Estados Unidos, por exemplo.

A extrema poluição das águas é um problema recorrente no Brasil, onde a maior parte dos esgotos não são tratados e uma grande quantidade de resíduos descem por valas abertas e desaguam em rios e riachos. E o Rio de Janeiro não é exceção neste panorama.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.