CulturaMoçambique

Lançado dicionário que vai te ensinar a falar changana, uma das línguas locais de Moçambique

A Texto Editores lançou mais uma obra. No entanto, desta vez, não se trata de nenhum romance ou colectânea de poesia. Trata-se, porém, do Dicionário português – changana, da autoria de Bento Sitoi. A cerimónia de lançamento realizou-se no dia 9 de Maio, no Camões-Centro Cultural Português, em Maputo.

 

O Dicionário português – changana é resultado das pesquisas de Bento Sitoi nas últimas duas décadas. E surge como forma de complementar o projecto iniciado há anos com o Dicionário changana – português, do mesmo autor, publicado em 2011.

 

O dicionário pretende fornecer ao falante de Changana os meios necessários para se exprimir em Português, bem como proporcionar ao falante de Português os meios necessários para compreender o que ouve ou lê em Changana.

 

Para isto, o dicionário integra frases ilustrativas com a respectiva tradução e fornece informação gramatical através de material ilustrativo que indica o género gramatical e o tipo de preposição que rege o verbo. Por outro lado, onde se achou que o equivalente em Português era difícil ou semanticamente ambíguo quando isolado, o dicionário fornece sinónimos e/ou definições complementares. O dicionário apresenta em anexo os “Elementos da Gramática Changana”.Na presente edição, foi também melhorado o sistema de remissões e cruzamento de informação entre muitos verbetes.

 

Bento Sitoe é docente e investigador na Universidade Eduardo Mondlane, no Departamento de Linguística e Literatura. Ocupa-se das áreas de pesquisa e descrição das línguas bantu, lexicografia e tradução envolvendo línguas bantu. É autor de mais de 30 títulos em artigos e livros, dos quais se destaca: Dicionário Ronga-Português, Dicionário Escolar Inglês-Português (como co-autor). É ainda autor de quatro novelas em Changana e de peças teatrais na mesma língua.

 

De acordo com o recenseamento de 2007, o português mesmo sendo considerada a língua oficial do país, é falada por apenas por 40% da população. Em Maputo, capital do país, a maioria das pessoas falam uma ou duas línguas locais, sendo que a mais falada aqui é o changana.

2 Comentários

  1. JULIO F SANTOS
    11 Maio, 2019 às 8:46 — Responder

    Sou português nascido em Moçambique e gostava de poder recordar o sinal da cruz em changana. Alguém pode ajudar? Fico grato.Júlio Santos

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.