MoçambiqueTurismo

Município de Maputo reabre o maior jardim botânico de Moçambique

A reabilitação do histórico e maior jardim botânico de Moçambique iniciou-se em 2013 com uma obra orçada em 3,7 milhões de dólares (cerca de 3,3 milhões de euros), valor que foi desembolsado pelo Município de Maputo, Fundação Vale, Caminhos de Ferro de Moçambique e Instituto Nacional do Turismo.

(Imagem: Reprodução blog rumboraviajar)
(Imagem: Reprodução blog rumboraviajar)

– Este é um lugar para a inspiração, bem como para a pesquisa científica no que diz respeito à área botânica – declarou David Simango, falando à comunicação social durante a reinauguração, acrescentando que o lugar vai dar uma contribuição importante para a conservação e sustentabilidade ambiental em Moçambique.

 

Além da reabilitação da antiga estufa, que já estava em avançado estado de degradação, foi construída outra nova, foram instalados novos sistemas de saneamento e irrigação e criado um centro de informações turísticas, como forma de revalorizar o espaço.

(Imagem: Reprodução blog paradisoeden)
(Imagem: Reprodução blog paradisoeden)

As obras de reabilitação do jardim, adjudicadas à construtora CETA, tinham o prazo de um ano, mas registaram um atraso de mais de 14 meses, por razões ainda não apresentadas.

 

Jardim Botânico Tunduru
Foi desenhado em 1885 pelo famoso arquitecto paisagista británico Thomas Honney, o qual chegou também a desenhar alguns jardins para o Sultão da Turquia e para o Rei da Grécia. Para os amantes da botânica, muitas das árvores encontram-se classificadas com informação sobre as espécies e sua origem. É um lugar bastante agradável para passear durante as horas mais quentes do dia, já que as gigantescas copas das árvores do jardim criam um oásis de sombra e tranquilidade para os trabalhadores e turistas que por ali passam.

 

Situado no centro da capital moçambicana e com uma rica colecção de árvores, arbustos e flores, o jardim Tunduru foi remodelado pela última vez em 1907, antes da independência do país, ainda sob o regime colonial português

 

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.