Uncategorized

Luanda recebe os IX Jogos da CPLP

Realizou-se em Luanda, entre 23 de Julho e 2 de Agosto, a IXª edição dos Jogos Desportivos das Comunidades dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), disputado por 600 jovens atletas oriundos do Brasil, de Cabo Verde, de Moçambique, de São Tomé e Príncipe, de Timor Leste, de Portugal e do país anfitrião, Angola.

Este ano, a pedido da organização, foram introduzidas três novas modalidades para ambos os sexos na categoria sub-17, o Judo, a Natação em águas livres e o Ténis de Mesa, para além das que já vinham da edição anterior realizada em 2012 na vila de Mafra, em Portugal, nomeadamente, o Andebol (feminino na categoria sub-17), o Atletismo (masculino e feminino na categoria sub-16), o Desporto para pessoas com deficiência (masculino e feminino na categoria sub-20), o Basquetebol (masculino na categoria sub-16), o Futebol (masculino na categoria sub-16), o Ténis (masculino e feminino na categoria sub-16) e o Voleibol de praia (masculino e feminino na categoria sub-17).

A organização angolana está de parabéns pelo bom ambiente que se viveu entre os atletas, bem como pela interação entre todos, incentivada pelo facto de, pela primeira vez desde a realização do evento, todos os atletas terem ficado alojados no mesmo espaço, o Complexo Futungo II.

No que a medalhas diz respeito, o Brasil foi o grande vencedor com 49, das quais 26 de ouro, 10 de prata e 13 de bronze. Portugal foi o segundo país mais medalhado com um total de 44 medalhas, 12 de ouro, 20 de prata e 12 de bronze. Angola completa o pódio geral com 34 medalhas, sendo seis de ouro, 10 de prata e 18 de bronze.

Já fora dos lugares do pódio Moçambique foi quarto com 20 medalhas, seis de ouro, cinco de prata e nove de bronze, Cabo Verde quedou-se em quinto, com um volume de sete medalhas, sendo três de prata e quatro de bronze, São Tomé e Príncipe foi sexto com três medalhas, uma de prata e duas de bronze e por último, Timor Leste não obteve qualquer medalha.

A próxima edição dos Jogos decorrerá em 2016 na Cidade da Praia, em Cabo Verde.

Clique AQUI para conferir as classificações finais e todos os resultados de todas as modalidades.

 

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.