MoçambiquePolíticaSociedade

Maior aeroporto de Moçambique poderá chamar-se Samora Machel

Leya

 

A iniciativa é do Parlamento Juvenil de Moçambique, uma organização vibrante de jovens que luta pelos direitos e prioridades da Juventude que lançou recentemente uma petição pública para a recolha de assinaturas em prol da mudança do nome do maior aeroporto do país.

 

A petição que também se estende em todas as províncias do país deve atingir pelo menos duas mil assinaturas para que seja depositada ao Governo que por sua vez irá analisar e depois deliberar sobre a mesma.

 

Na justificativa de petição, a organização invoca que foi por este aeroporto que Samora entrou para proclamar a independência nacional e a entrada à capital, nacionais e estrangeiros, têm de ter contacto com Samora, o fundador da república. Samora Machel, estadista de estatura universal, de imensurável dimensão revolucionária, sem paralelo na época contemporânea, combatente da liberdade e homem de justiça social.

 

Relembra ainda que fazem 30 anos do seu assassinato e ninguém nos diz quem matou Samora. “Os seus ideais estão a ser mortos e o legado desprezado. É assim que a nossa geração decide homenageá-lo, colocando-lhe a entrada da capital, o nome do Aeroporto Internacional Samora Machel para que nos lembremos sempre de exigir justiça”, afirma o documento.

 

Por fim, o Parlamento Juvenil afirma que Samora Machel representa a aspiração mais profunda de todo um povo: “quer estejamos onde estejamos, nome de Samora é Moçambique, o nome de Samora é o seu povo e, o seu slogan ‘A luta continua’ é bandeira de Moçambique além-fronteira”.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.