CulturaMoçambiquePaíses

Maputo acolhe a Feira Internacional do Livro

(Imagem: Reprodução Centro Cultural Brasil Moçambique)

 

A Feira Internacional do Livro de Maputo vai decorrer entre os dias 7 e 10 de Maio. Maputo será a casa da literatura, com uma programação vasta e com a presença de inúmeros escritores, editores e livreiros nacionais e internacionais. A feira irá promover debates, mesas redondas, espaços recreativos, teatro, dança e muito mais evai decorrer na Praça da Independência, no centro da Cidade de Maputo.

A organização desta feira é feita pelo Centro Cultural Brasil Moçambique (CCBM)  foi antecedida pela comemoração do 5 de Maio, Dia da Língua e da Cultura Portuguesa, onde foi promovido um encontro o poeta e ensaísta angolano Lopito Feijó e autor Eduardo Quive, moçambicano, para uma conversa informal sobre a Literatura.

Em 2005 ficou decidido em Luanda, Angola, que o dia 5 de maio seria o Dia da Língua Portuguesa, mas a data só foi oficializada em Junho de 2009 em Cabo Verde, quando os países que pertencem à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) se reuniram e chegaram a acordo no XIV Conselho de Ministros da CPLP, realizado em Junho de 2009, em Cabo Verde.

A língua portuguesa é uma das línguas oficiais da União Europeia, do Mercosul, da União de Nações Sul-Americanas, da Organização dos Estados Americanos, da União Africana e dos Países Lusófonos. Com aproximadamente 280 milhões de falantes, o português é a 5ª língua mais falada no mundo, a 3ª mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.

Adicionalmente, o CCBM organiza durante a feira Internacional do Livro um projecto designado “Txintxa Mabuco” (Troca os livros) que pretende promover a leitura através da troca de livros que estão em desuso por outros.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.