PolíticaPortugalSão Tomé e Príncipe

Marcelo Rebelo de Sousa faz visita de Estado a São Tomé e Príncipe

Em retribuição ao convite formulado pelo presidente santomense, Marcelo Rebelo de Sousa visitará São Tomé e Príncipe entre 20 e 22 de fevereiro após os “os dois Estados terem trabalhado” no programa que demonstra  as boas relações entre os dois países.

 

Imagem: Reprodução PRESIDÊNCIA da REPÚBLICA

 

São Tomé e Príncipe é o quinto país lusófono a ser visitado pelo Chefe de Estado português, depois de Moçambique, Cabo Verde, Brasil e Angola. Entre as visitas oficiais previstas desde com Evaristo Carvalho, o seu homólogo santomense e outras figuras em destaque, consta também a sua participação na sessão de abertura do Fórum Económico luso-são-tomense no Centro Cultural Português entre outras ações.

 

O último Presidente português a realizar uma visita de Estado a São Tomé e Príncipe foi Jorge Sampaio, em 2000. No entanto, quiçá esta será uma visita particularmente marcante dado que pela primeira vez, um Presidente da República português  irá evocar no local a Guerra da Trindade, um episódio sangrento do colonialismo luso em terras de São Tomé e Príncipe.

 

Portugal e São Tomé e Príncipe têm um acordo no domínio da fiscalização conjunta das águas territoriais do arquipélago, o que levará Marcelo a visitar o navio de patrulha português denominado Zaire, que vai ficar em São Tomé e Príncipe durante um ano, com uma tripulação de 38 militares, dos quais uma parte fuzileiros, para capacitar a guarda costeira são-tomense na fiscalização das águas do país.

 

O percurso do presidente português termina com a visita à Ilha do Príncipe, uma ilha que foi classificada em julho de 2012 como Reserva mundial da Biosfera pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO)

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.