AngolaBrasilCabo VerdeGuiné-BissauMoçambiquePortugalSão Tomé e PríncipeSaúdeTimor-Leste

Ministros vão rever a estratégia da CPLP para a saúde

A revisão do plano estratégico de cooperação em saúde (PECS-CPLP) vai ser um dos focos centrais da IV Reunião de Ministros da Saúde da CPLP, a decorrer nos finais de outubro, em Brasília.

 

Um documento que segundo a nota da organização, está assente em sete eixos estratégicos e inclui um total de 21 projetos de desenvolvimento no setor da saúde, cinco dos quais, considerados prioritários, com grande ênfase no reforço de capacidades e no desenvolvimento institucional dos sistemas de saúde.

 

Outros assuntos que também estarão em discussão e apreciação, são os avanços e desafios para a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, um compromisso assumido pela CPLP.

 

Tudo indica que também está na forja a criação de uma nova plataforma, para apoiar o desenvolvimento de recursos humanos para a saúde nos países de língua portuguesa, fortalecendo a colaboração na área da informação e capacitação em saúde (ePORTUGUÊSe).

 

A aposta na criação de redes estruturantes continuará sendo a filosofia de trabalho dos envolvidos. A título de exemplo, a criação de novas redes centradas nos bancos de leite humano e na telessaúde, cujos  especialistas estiveram reunidos pela primeira vez em Cabo Verde no mês transacto.

 

O intuito de fomentar as redes é de promover o fortalecimento das respostas e soluções estratégicas dos sistemas de saúde pública dos Estados membros.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.