BrasilCulturaPaíses

Museu mais antigo do Brasil é fechado por falta de dinheiro

(Imagem: Paulo R C M Jr.)

O Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, está com as portas cerradas por tempo indeterminado desde a segunda-feira. Prestes a completar 200 anos, o maior museu de história natural e antropológica da América Latina suspendeu as visitas do público por falta de funcionários das equipes de segurança e limpeza, segundo o site do museu.

comunicado museu do rio 960

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que administra a instituição, não paga as empresas responsáveis há três meses.

Em nota, a diretora do museu e o coordenador do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, Claudia Rodrigues Carvalho e Carlos Vainer, fizeram críticas ao governo.

Naquela que deveria ser a ‘Pátria Educadora’, conforme promessa da Presidente Dilma Rousseff em sua posse, a UFRJ não tem recebido os recursos que lhe cabem, inclusive para pagamento das empresas que prestam serviço de limpeza e portaria ao Museu Nacional.”

A nota segue: “Impotente diante do que parece ser uma total insensibilidade da chamada ‘política de austeridade’ diante das necessidades básicas de nossa Universidade e, neste caso, do Museu Nacional, só nos resta esclarecer a comunidade universitária e a sociedade sobre a realidade que explica a suspensão das visitas, e vir a público para solicitar o apoio da sociedade e buscar sensibilizar as autoridades governamentais.

Segundo a diretora do museu, no período de férias, a exposição chega a receber cinco mil pessoas por dia nos fins de semana e mil pessoas por dia de segunda a sexta, arrecadando pelo menos R$ 30 mil por semana nesta época. Para ela, o prejuízo financeiro da suspensão das visitas é grave, mas a pior perda é para o patrimônio cultural da cidade.

O Ministério da Educação confirmou que houve um atraso no repasse das verbas, mas destacou que a situação teria sido regularizada ainda na segunda-feira.

 

O Museu Nacional da Quinta da Boa Vista

Fundado por Dom João VI em 1818 e considerado a mais antiga instituição científica do país, o Museu Nacional teve sua primeira exposição aerta ao público em 1821, com o acervo herdado da Real Academia Militar. Em 1892, já consolidada a República, o museu é transferido do Campo de Santana para o Paço de São Cristóvão, abrindo suas exposições em 1900. Foi incorporado à Universidade Federal do Brasil (atual UFRJ) em 1946.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.