PolíticaPortugalTimor-Leste

Nobel da Paz participa do Fórum da CPLP em Beja

Leya

 

O evento irá decorrer entre 4 e 9 de Julho, mas já se pode contar com a presença de uma grande e ilustre figura mundial: José Ramos-Horta, Prémio Nobel da Paz em 1996.

 

Ramos-Horta deverá estar na sessão de encerramento a convite de Mário Simões, presidente do Núcleo do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral da União de Exportadores da CPLP.

 

É um convite que surge à margem I Fórum Económico e Global da CPLP, que se realizou em Timor, concretamente em Díli.

 

Quem é Ramos-Horta?

Ex-presidente de Timor-Leste e Nobel da Paz, José Ramos-Horta passou a maior parte da sua vida adulta lutando pela liberdade contra a opressão da sua pátria. Quando tinha 18 anos, Ramos-Horta foi exilado de Timor-Leste. Posteriormente regressou ao país, mas foi exilado novamente de 1970 a 1971 por falar contra o regime militar português.

 

Em 1974, Timor-Leste declarou a sua independência de Portugal, seguida por uma invasão da Indonésia, começando outra ocupação militar brutal.

 

Tornou-se a pessoa mais jovem a discursar nas Nações Unidas e convenceu representantes da ONU a aprovar uma resolução apoiando a independência de Timor-Leste.

 

Em grande parte graças aos esforços de Ramos-Horta, em 2002, Timor-Leste finalmente obteve a sua independência. Em 2006, ele foi nomeado Primeiro Ministro do país e depois eleito Presidente em 2007.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.