CulturaMoçambique

Poeta moçambicano Amosse Mucavele participa no Festival de Poesia da Argentina

Leya

 

Chama-se Amosse Mucavele e é o único poeta moçambicano que participa no Festival Internacional de Poesia de Córdoba, na Argentina. Foi através da câmara fotográfica que registou lugares de grande dimensão histórica e turística do país. Lugares como “Ponta de Ouro”, Ilhas Xefinas e alguns bairros periféricos da cidade de Maputo ganharam terreno na sua poesia expositiva.

 

(Imagem: Arquivo Pessoal Amosse Mucavele)
(Imagem: Arquivo Pessoal Amosse Mucavele)

Estas fotografias, em forma de livro, serão partilhadas com o público do outro lado do oceano, no Festival de Poesia de Córdoba, que se realiza entre os dias 30 de Março a 2 de Abril. O livro chama-se “Geografias do olhar” ou “Geografias de la mirada” e será o primeiro de um poeta moçambicano a ser publicado e lido na Argentina.

 

Amosse Mucavele é o quarto escritor de língua portuguesa a ser publicado no festival, depois dos brasileiros Afonso Romano de Santana, Arnaldo Antunes e Márcio André.

 

Além de poetas, o festival, que está agora na 5ª edição, reúne músicos, críticos literários provenientes do Equador, Uruguai, Peru, México, Espanha, Alemanha, EUA, França, Guatemala, Brasil, Bélgica, Japão, Chile e do país anfitrião, Argentina.

 

Em 2013, o poeta coordenou a antologia poética “A Arqueologia da Palavra e a Anatomia da Língua”. A obra é o primeiro volume do projecto “Esculpindo a Palavra com a língua”, que reúne poemas de escritores sonantes de países da CPLP.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.