AngolaNotíciasPolíticaPortugal

Presidente de Angola já tem visita marcada a Portugal

No passado dia 10 de setembro (segunda-feira), o ministro das Relações Exteriores de Angola, Manuel Augusto, anunciou a visita oficial do Presidente angolano a Portugal, que irá decorrer nos dias 23 e 24 de novembro. Esta visita de João Lourenço, que é a primeira oficial do seu mandato, iniciado em setembro de 2017, sucede a visita do primeiro-ministro português, António Costa, à capital angolana, que irá decorrer ainda este mês – nos dias 17 e 18.

 

Segundo a página oficial do governo de Angola, Manuel Augusto “garantiu que os dois países estão a trabalhar para encontrar caminhos para a facilitação de vistos”, de forma a travar obstáculos na deslocação entre os mesmos. Além disso, e a respeito da visita de António Costa a Luanda, já existe uma “delegação a trabalhar com a parte angolana na preparação dos assuntos a serem discutidos” durante o encontro.

 

Depois de uma certa tensão na relação entre os dois países, gerada no seguimento da Operação Fizz – na qual o ex-vice presidente de Angola, Manuel Vicente, foi acusado de corrupção ativa, branqueamento de capitais e falsificação de documentos -, estas visitas surgem como demonstração de um esforço diplomático para que a situação estabilize. Tendo em conta que, em maio deste ano, o Tribunal da Relação de Lisboa decidiu transferir o processo de Manuel Vicente para a justiça angolana, tal como o governo de João Lourenço reivindicava, há agora uma maior abertura para fortalecer os laços entre as duas nações.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.