AngolaBrasilCulturaPaísesPortugal

Angola, Brasil e Portugal têm filmes pré-selecionados para o Oscar 2015

(Cena do filme brasileiro Hoje Eu Quero Voltar Sozinho. Imagem: Divulgação)

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou a lista de filmes que podem concorrer na maior premiação do cinema. Entre eles, figuram três produções que envolvem a língua portuguesa.

Na categoria Melhor Documentário dois filmes brasileiros e um angolano estão entre os pré-selecionados: Atrás da Bola – do artista plástico paulistano Vik Muniz -, Elena – produzido e dirigido pela atriz Petra Costa -, e Death Metal Angola – realizado por Jeremy Xido.

Produzido para a TV americana, Atrás da Bola narra o processo criativo de Vik Muniz nos meses que antecedem a Copa do Mundo de 2014. Na película, o artista produz uma obra utilizando 10 mil bolas de futebol.

OSCAR2015atrasdabola

Produzido em 2012, Elena é baseado na vida da atriz Elena Andrade, irmã mais velha de Petra Costa, diretora do documentário. A obra acompanha a mudança de Elena para Nova York – refugiada da Ditadura Militar – cidade onde ela tenta se tornar atriz e palco de um encontro acidental com Petra, irmã mais nova que havia deixado no Brasil.

OSCAR2015helena

Death Metal Angola segue o sonho de Wilker e Sonia – organizar o primeiro concerto de rock nacional, juntando membros da cena musical ‘hardcore’ angolana de várias províncias. A narrativa apresenta a vida do casal e exibe a realidade do pós-guerra em Angola, no cenário bombardeado e minado do outrora imponente Huambo, tendo como pano de fundo o trabalho do casal no orfanato Okutiuka.

OSCAR2015angola

Integrando as produções de 83 países que estão inscritas para a categoria de Melhor Filme Estrangeiro, o longa-metragem Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, do diretor Daniel Ribeiro, foi indicado pelo Ministério da Cultura para representar o Brasil na disputa. E Agora? Lembra-me, de Joaquim Pinto, foi escolhido pela Academia do Cinema Português para representar o país nas nominações a Melhor Filme Estrangeiro.

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho conta a história do jovem Leonardo, um garoto de 15 anos com deficiência visual, interpretado por Guilherme Lobo, que procura ser independente e está descobrindo o próprio corpo. O adolescente se apaixona pelo colega de classe Gabriel, vivido por Fabio Audi, ao mesmo tempo em que precisa lidar com o fato da melhor amiga, Giovana (Tess Amorim), querer namorar com ele.

A046_C002_0101D2

E Agora? Lembra-me é um documentário autobiográfico que conta a história do realizador Joaquim Pinto, que convive com o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) e o Vírus da Hepatite C (VHC) há quase 20 anos. “E Agora? Lembra-me” é o caderno de apontamentos de um ano de ensaios clínicos com drogas tóxicas e ainda não aprovadas para o VHC. Uma reflexão aberta e eclética sobre o tempo e a memória, as epidemias e a globalização, a sobrevivência para além do expectável, a dissensão e o amor absoluto. Num vai e vem entre o presente e o passado, o filme é também um tributo aos amigos que partiram e aos que permanecem.

©Rui Gaudêncioall rights reserved contact rgaudi@gmail.com

Já o longa Rio 2, do brasileiro  Carlos Saldanha, está entre os filmes pré-selecionados para a categoria de Melhor Animação.

Na animação, a ararinha azul Blu parte com toda a família numa aventura pelo interior do Brasil rumo à floresta amazônica.

OSCAR2015rio

Em todas as categorias, a lista de pré-selecionados é extensa e a presença nela ainda não garante uma vaga na premiação em fevereiro, mas já é indicativo do reconhecimento da qualidade e competitividade das produções do cinema lusófono.

Uma nova relação, mais enxuta, será divulgada em dezembro e os cinco indicados finais das 23 categorias serão anunciados no dia 15 de janeiro. A cerimônia de entrega dos prêmios será no dia 22 de fevereiro de 2015.

Que venha a seleção final, boa sorte aos nossos filmes!

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.