BrasilPaísesSociedade

São Paulo tem nova reserva indígena no Pico do Jaraguá

(Imagem: Reprodução El País Brasil)

A cidade de São Paulo (Brasil) ganhou uma nova reserva indígena. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, assinou na última sexta-feira (29 de maio) uma portaria que declara a área ocupada por índios guaranis no Jaraguá, em São Paulo, como Terra Indígena Jaraguá.

A terra tem cerca de 532 hectares e população de 583 indígenas, segundo o Ministério da Justiça.

O índios, contudo, afirmam que a região é ocupada por cerca de 800 guaranis. Apenas uma pequena parte dessa terra era demarcada, correspondendo à menor área demarcada do país, com 1,7 hectare. Eles contam que reivindicam essa e outras terras na região há 60 anos.

As terras ainda precisam ser homologadas, ou seja, legitimadas por um decreto presidencial.

Segundo informações publicadas pelo portal G1, os índios já fazem planos para essas terras. “Eles já decidiram que numa parte delas querem reflorestar e na outra, fazer plantio. Eles também disseram que vão em busca de ajuda para melhorar a qualidade de vida“, diz o artigo.

Os guaranis ocupavam ainda outras duas áreas na região do Jaraguá que já tinham sido reconhecidas pela Fundação Nacional do Índio (Funai) como áreas indígenas, mas que ainda precisavam da assinatura do ministro para serem reconhecidas. Uma dessas duas áreas é chamada de Tekoa Itakupe (que conta com cerca de 720 mil metros quadrados) e está em processo de reintegração de posse já determinada pela Justiça. A reintegração estava marcada para a última semana de maio, mas foi suspensa por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que deve decidir sobre o caso.

As informações são da Agência Brasil.

 

Leia mais:

>>> Pesquisador é primeiro índio brasileiro a receber título de doutor em linguística pela Universidade de Brasília

>>> Universidade brasileira forma sua primeira turma composta só por índios

>>> Projeto documenta línguas indígenas em vias de extinção no Brasil

>>> Livro resgata os ritmos que deram origem à identidade musical brasileira

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.