CulturaPortugal

Siza Vieira e a arquitetura portuguesa na Bienal de Veneza

Leya

 

Com trabalhos criados desde a década de 70, as habitações sociais do arquiteto português Álvaro Siza Vieira serão a base do trabalho que irá representar Portugal na 15ª edição da Bienal de Veneza, que acontece entre os dias 28 de maio e 27 de novembro deste ano.

 

Foi na cidade do Porto, assim com em Berlim, na Alemanha, em Haia, na Holanda, e em Veneza, na Itália, que os bairros sociais foram projetados por Siza Vieira. No Porto, a construção do Bairro da Bouça foi iniciada em 1975, mas foi interrompida dois anos depois. O projeto foi finalizado e reabilitado em 2006, e o objetivo era que o bairro social trouxesse liberdade aos moradores, a fim de representar um verdadeiro “direito à cidade”, com a comunicação entre os pátios e galerias interiores.

 

 (Imagem: Manuel V. Botelho, via Wikimedia cc)

(Imagem: Manuel V. Botelho, via Wikimedia cc)

A representação de Portugal por Siza Vieira está diretamente relacionada ao tema “Reporting from the front” da 15ª Bienal de Veneza, em que a qualidade de vida é o principal enfoque em um novo projeto arquitetônico, como define o curador da Bienal, o arquiteto chileno Alejandro Aravena: “Cada vez mais pessoas procuram no mundo um lugar decente para viver, e as condições para conseguirem isso tornam-se mais e mais difíceis a cada hora que passa (…) A arquitetura é olhar para a realidade com um objetivo definido”.

 

O trabalho será apresentado em Veneza, onde já foi desenhada na década de 80 a ilha de Giudeca, também com os mesmos conceitos de bairro social, ainda não totalmente concluída. Os curadores responsáveis pela representação portuguesa da Bienal, Nuno Grande e Roberto Cremascoli consideraram natural a escolha de Siza para representar Portugal. Siza Vieira já ganhou o Leão de Ouro, o prémio de carreira, em 2012, também em Veneza.

 

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.