BrasilCultura

Três brasileiros entre os melhores da literatura infanto-juvenil do mundo

Três obras de autores brasileiros foram incluídas na lista de honra da International Board on Books for Young People (IBBY). A organização com sede na Suíça seleciona anualmente os livros de maior qualidade em todo o mundo, para crianças e jovens.

 

Lúcia Hiratsuka (autora), Alexandre Camanho (ilustrador) e Marina Colasanti  (tradutora) estão entre os melhores expoentes da literatura infantil do mundo, junto de outros 170 selecionados.

 

Conheça os livros que representam o brasil na lista de 2016:

 

Orie (autoria de Lúcia Hiratsuka)
(Divulgação)
(Divulgação)

Inspirado nas lembranças da avó da premiada autora, esse belo livro conta a história da menina Orie, que viaja pelo rio com seus pais barqueiros. A menina olha o movimento das águas, o remo de bambu que vai e vem, os peixinhos, os cheiros e cores de perto e de longe… E no balanço das palavras e desenhos, Orie vai descobrindo o mundo que a cerca.

 

 

 

 

 

 

Os três ratos de chantilly (ilustrações de Alexandre Camanho)

 

(Divulgação)
(Divulgação)

Três ratos cegos seguem por uma pequena estrada. Para onde vão? O que procuram? Não sabem. Aceitam o que a vida lhes oferece. Uma velha coruja, porém, ao ver os pobres andarilhos, tão hábeis e conformados com seu destino, coloca um plano em ação. Mas, como diz o ditado, “um dia é da caça e outro do caçador”. E os ratinhos provam que são capazes de enxergar as más intenções melhor do que aqueles que têm boa visão.

“Os três ratos de chantilly” é uma narrativa pitoresca inspirada no conto popular francês “Os Três Cegos de Compiègne”, cujas personagens são humanas. O autor se vale da proposição do logro e encadeia uma criativa história de esperteza. As ilustrações primorosas em bico de pena transportam o leitor ao contexto medieval da trama.

 

Stefano (tradução de Marina Colasanti)

 

(Divulgação)
(Divulgação)

“Stefano”, da escritora argentina María Teresa Andruetto, chega ao Brasil sob a tradução da igualmente prestigiada escritora Marina Colasanti. Dedicado a seu pai, Stefano conta a história de um jovem imigrante italiano cheio de sonhos, que foge da pobreza do pós-guerra na Itália para a Argentina em busca de uma vida melhor.

Stefano se despede de sua mãe e parte com a bagagem cheia de ilusões e memórias. A viagem de barco, seu primeiro trabalho no campo, sua nova vida ao lado de Ema e no final da história o leitor se depara com um homem mais maduro e cheio de experiências. Uma vida que é uma reminiscência de centenas de imigrantes, que muitas vezes enfrentam uma dura realidade, muito diferente do que eles esperavam encontrar.

 

 

 

 

 

A Lista de Honra IBBY é um catálogo bienal de livros para crianças e jovens que tenham sido publicados mundialmente nos três anos anteriores e que se tenham destacado numa das categorias contempladas (autor, tradutor e ilustrador).

 

 

Leya

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.