EconomiaUncategorized

É hora de trocar de telemóvel: qual escolher?

Caros amigos da lusofonia, hoje resolvi escrever um artigo que pode facilitar as suas decisões futuras.

Os smartphones seguem cada vez mais populares e atualmente chegaram ao mercado os Phablet’s (lê-se “Fablet”, são telefones com display acima de 5″). Para complementar esta gama de opções que temos, existem diversas características de hardware e ainda os sistemas como o Android, iOS, Windows Phone e o sobrevivente BBOS da Blackberry.

Portanto, antes de escolher o seu próximo telemóvel, é necessário pensar um pouco sobre a sua personalidade e uso que pretende dar ao aparelho para definir o perfil que vai seguir.

O primeiro passo é decidir qual dos sistemas deseja utilizar. Para facilitar, preparei um breve resumo sobre cada sistema:

Interface do Android

Android – Sistema fornecido pela Google, lançado por meados de 2008. É um sistema muito flexível onde é possível efetuar diversas personalizações e com uma gama de mais de milhões de aplicações disponíveis na Play Store, sem contar com as opções de livros, músicas e filmes. É recomendado para aqueles que gostam de ter tudo à sua maneira.

 

 

Interface do Android

iOS – Sistema fornecido pela gigante Apple, que teve como primeiro nome iPhone OS e em 2010 transformou-se no conhecido iOS. É um sistema básico e simples, fechado e único (não espere com um iOS poder personalizar a interface do seu telemóvel): a simplicidade, que é a marca da Apple, construiu o sucesso do iPhone e o transformou num dos telefones mais vendidos atualmente. Conta com a maior loja de aplicações móveis, a App Store.

 

 

Interface do Android

Windows Phone – Sistema fornecido pela nossa grande amiga Microsoft, nasceu em meados de 1998 (Windows pioneiro na tecnologia de Smartphone?!? Pois é, não foi a Nokia…) e teve o lançamento ao público empresarial em 2000. À época recebeu a nomenclatura Windows CE, mais tarde chamou-se Windows Mobile e recentemente passou para o nome atual de Windows Phone. O Windows Phone é um sistema estável e extremamente simples, porém a sua loja ainda deixa muito a desejar. O Windows Phone será a extensão do seu desktop ou portátil, ele possui o grande trunfo da Microsoft que é o pacote Office, somente este fator já conta pontos no que diz respeito à produtividade.

 

Interface do Android

BB OS – Na minha opinião, é o sistema móvel mais seguro e maduro do mercado. Se for usar o telefone para fins empresariais, recomendo ir por este caminho. Contudo, se for por lazer e uso pessoal, vai ter uma grande decepção pela falta de aplicações de entretenimento.

 

 

Agora que já sabe um pouco sobre os sistemas, é hora de falar acerca dos aparelhos:

Se escolheu o iOS é simples: somente vai ter que decidir se compra agora os modelos do iPhone 4S, 5C ou 5S, ou se espera até Novembro (no caso da Europa) para comprar o iPhone 6, que virá em duas versões (com o display de 4″ ou 5,5″).

Se escolheu o Android, a decisão é mais complicada, pois o preço dos aparelhos que utilizam este sistema varia muito. A diferença de preços não é algo a desconsiderar, pois comprar um aparelho de baixo preço significa uma durabilidade inferior da bateria. Além disso, não se pode considerar muitas atualizações para manter o seu aparelho atual. Por isso, recomendo que veja um pouco sobre as seguintes marcas: Samsung, HTC e Sony. Porém, se estiver disposto a gastar um pouco mais, eu pessoalmente  recomendaria o Google Nexus, um telefone cujo suporte de desenvolvimento é prestado pela própria Google. Se estiver na Europa e não quiser gastar muito para ter um telemóvel bom, veja a linha da Wiko.

Ao comprar um Android, deve ter em consideração os seguintes fatores: processador, RAM e memória interna. Se você for uma pessoa exigente e quiser performace, vá direto aos Quad-Cores com no mínimo 2GB RAM e 16 GB de espaço interno. Se for uma pessoa que não tem muita paciência para lentidão, fique nos quad-core com 1GB RAM. Agora, se é uma pessoa que não está nem aí para o telefone em si e usa somente para ligar, enviar mensagem e alguma atividade social, pode optar pelos dual-core sem problemas.

Se escolheu o Windows Phone, irá encontrar as linhas da Nokia e da HTC como principais. Das duas, fico com a Nokia, que foi comprada pela Microsoft para fabricar o hardware, no que traz mais fiabilidade. Dos smartphones é o que possui mais durabilidade das baterias.

Se escolheu o BB OS, é simples, porém não há muita opção e os valores variam muito.

Agora é hora de escolher o seu próximo telemóvel. Já tem a decisão?

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.