BrasilEconomiaPaísesPortugal

Trocas comerciais entre Portugal e Brasil atingem valores recorde

(Imagem: ShutterStock)

O ano de 2014 foi um ano de sucesso para as exportações portuguesas em geral, mas um país em especial destacou-se pela positiva: o Brasil. Na prática, as exportações para o Brasil só cresceram 0,8%, mas isso traduziu-se num volume de negócios a rondar os 929 milhões de euros, o mais alto de sempre, superando o recorde que já vinha de 2013 e se cifrava em “apenas” 919 milhões de euros. O azeite com 20%, o gás natural liquefeito com 13% e o bacalhau com 7% do total das exportações, foram os maiores responsáveis por esta marca histórica.

Fruto da pujança económica do gigante sul-americano e da melhoria tímida da economia portuguesa, também as exportações do Brasil para Portugal aumentaram face ao ano anterior. As trocas cresceram 22% atingindo o valor de 850 milhões de euros, ainda assim, bastante distante do recorde de exportações nesse sentido, atingido em 2011 e estimado em 1.689 mil milhões de euros. O petróleo com 40% das exportações foi o produto que mais influenciou estes números, seguido da soja com 15% e dos laminados de ferro e aço com cerca de 6%.

O volume de negócios entre as duas maiores economias lusófonas registou um valor total de 1.820 mil milhões de euros, o quarto maior de sempre, apenas superado pelos anos de 2011 (2.449 mil milhões de euros), 2012 (2.412 mil milhões de euros) e 2008 (1.492 mil milhões de euros).

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.