BrasilEconomiaPaísesPortugal

União Europeia irá co-financiar a construção de cabo submarino entre Europa e Brasil

(Imagem: Reprodução uConnect)

A companhia brasileira Telebras, em parceria com empresa espanhola Islalink, irá construir o primeiro cabo submarino de fibra ótica a ligar o Brasil à Europa. O projeto será concretizado sob a forma de uma parceria público-privada, e partirá de Fortaleza até Lisboa, sendo a primeira ligação direta entre os dois continentes. Atualmente, qualquer comunicação digital entre os dois territórios tem de passar necessariamente pelos Estados Unidos.

A União Europeia irá financiar esta construção com 26,5 milhões de euros, segundo citou o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Jucker, em Bruxelas, durante a cúpula entre líderes da EU e da Celac (Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos).

De acordo com o anúncio, as obras de construção do cabo iniciarão muito em breve, estando previsto o seu término até 2017. Fontes da União Europeia afirmam que existe um grande interesse neste projeto pois o mesmo representa um passo importante na interligação dos dois continentes em várias áreas como a inovação, pesquisa, entre outras.

A construção do cabo ótico submarino  foi  anunciada pela Telebras no início de 2014 com um orçamento 185 milhões de dólares. A empresa acredita que a alternativa à transmissão de dados representará uma economia de 15% em relação aos custos atuais.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.