EconomiaPaísesPortugal

Vai ser possível o Facebook reconhecer-te nas fotografias… Mesmo que estejas de costas!

(Imagem: Reprodução thebizweavers)

 

Ainda não está prevista a data do lançamento, mas o Facebook vai conseguir identificar uma pessoa através de características físicas, como por exemplo o cabelo ou a postura.

O Facebook, já consegue reconhecer rostos nas fotos, mas não consegue fazê-los corresponder. O laboratório de inteligência artificial do Facebook está a desenvolver um algoritmo que permita fazer essa correspondência (rosto com identidade) e, mais incrível ainda, analisar mais de cem partes distintas do corpo e identificar uma pessoa mesmo que esta se encontre de costas.

Segundo a New Scientist, a equipa da mais famosa rede social usou cerca de 40 mil fotografias do Flirck, umas onde as pessoas tinham os rostos claramente visíveis e outras que não eram tão nítidas para testar a nova funcionalidade. O algoritmo experimental foi capaz de identificar indivíduos com 83% de exatidão.

Esta aplicação levantou várias questões relativas à privacidade dos utilizadores que não querem ser identificados. Yann LeCun, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do produto, argumenta que poderão ser criadas alertas sempre que haja uma identificação numa foto que não lhe pertença.

Ralph Gross, especialista em construir reconhecedores faciais, disse à New Scientist que o algoritmo era impressionante mas irá, certamente, preocupar muitas pessoas rematando que “Agora é um momento importante para discutir essas questões.”

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.