EconomiaPaísesPortugalSociedade

Veículo elétrico português promete ser o mais barato do mercado

(Imagem: Reprodução GreenSavers)

 

O UOU é o único veículo 100% elétrico no mercado automóvel. Com um preço de apresentação de 3.500€ e capacidade para transportar duas pessoas, é a solução ideal para deslocações em espaços urbanos.

Constituído por três rodas (duas atrás e uma à frente), capota transparente e com um aspeto bastante futurista, o UOU foi criado na cidade do Porto e apresentado em março deste ano. Com um valor aproximadamente 50% mais barato que os outros veículos elétricos, encontra-se apenas disponível um modelo do UOU para test-drive em Santa Maria da Feira no Europarque.

Por fora, pode parecer um triciclo, mas tem espaço para duas pessoas e uma bagageira. O modelo conta ainda com um sistema de controlo remoto de abertura e fecho da capota, que faz a vez de porta do veículo.

O UOU é um veículo 100% elétrico, económico, prático e versátil, na vanguarda de uma mobilidade contemporânea com um sistema de microgeração de energia e projetado para [as] smart cities do futuro”, explicaram ao Green Savers Isa Silva e Hugo Teixeira, responsáveis pelo projeto.

As baterias do UOU podem ser recarregadas em qualquer tomada doméstica convencional do país, não sendo preciso nenhuma infraestrutura de carregamento própria. Outra inovação é o sistema de microgeração de energia, através de um sistema de steps – como as máquinas utilizadas nos ginásios – em que o condutor, ao pisar os pedais, vai recarregado as baterias em andamento.

[O UOU] tem uma maior eficiência do motor face aos veículos a combustão. Os veículos elétricos utilizam entre 0,1 a 0,23 kW/h por quilómetro. A média do consumo equivalente para um veículo a combustão é de 0,98 kW/h por quilómetro, sendo assim bastante menos eficiente que um elétrico”, afirmam os criadores do veículo.

É assim considerado um velocípede, não precisando o seu condutor ser portador de carta de condução ou licença específica e pode andar nas ciclovias. O veículo tem uma autonomia para andar entre 40 e 60 quilómetros, dependendo do tipo de percurso.

Com previsão de estar à venda já no final do mês de maio, o UOU promete fazer concorrência às bicicletas e aos automóveis motorizados.

uou_d
(Imagem: Reprodução GreenSavers)

 

uou_e
(Imagem: Reprodução GreenSavers)

 

 

Veja mais fotografias no portal GreenSavers.

1 Comentário

  1. Joaquim Martins
    27 Abril, 2016 às 20:30 — Responder

    autentica aldrabice compra-se na china como este que foi comprado por 700,00€ já importado em Portugal, que vergonha o nosso jornalismo coloca a noticia sem a pesquisar primeiro na internet, veja aqui neste site e digam-me foi criado aonde????
    assim também eu o faço…..

    http://1385237.en.makepolo.com/products/Electric-Tricycle-Mini-Vehicle-Buggy-p101330164.html

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.