AngolaCulturaPaíses

Angola recebe a 12ª edição do Luanda Cartoon

(Imagem: Divulgação)

O Centro Cultural Português em Luanda/Camões, I.P. irá acolher amanhã (21 de agosto) a inauguração da XII Edição do Festival Internacional de Banda Desenhada – Luanda Cartoon que contará com a presença de vários artistas nacionais e estrangeiros.

Esta edição contará com uma exposição de caricatura e banda desenhada, exibições de cinema de animação, em 2D e 3D, e ainda workshops dirigidos a profissionais e amadores. Durante o festival será lançado também a V edição do projeto A Banda Desenhada na Língua Portuguesa. A 12ª edição festival aproveita para homenagear os 40 Anos da Independência de Angola, percorrendo as quatro últimas décadas da banda desenhada do país.

A mostra central terá a exposição 40/40 dos angolanos Carnoth Júnior e Tché Gourgel a dar boas-vindas ao certame, conforme nota da organização. Ainda na sexta-feira terá lugar vendas e sessões de autógrafos de revistas de banda desenhada, designadamente a BDLP nº5, Kalibradinhos, O Azar de Salomão, Bairro Nangol e Parada dos Kandengues.

Participarão como convidados os cartoonistas Pahé (Gabão), Paulo Monteiro (Portugal) e Jerémie Nsingui (RD Congo) que, à semelhança das edições anteriores, vão ministrar workshops durante a semana que estarão em Angola.

(Imagem: Divulgação)
(Imagem: Divulgação)

O Luanda Cartoon foi criado em 2003 pela dupla de irmãos cartoonistas Lindomar e Olímpio de Sousa, ganhando escala desde então até atingir uma dimensão internacional em 2010. Atualmente, é único festival do gênero em Angola e é um dos mais importantes eventos de banda desenhada (HQ) na região da África Austral.

O festival irá prolongar-se até ao dia 28 de agosto e o programa completo pode ser consultado aqui.

O Luanda Cartoon é resultado de uma parceria entre o Olindomar Estúdio e o Centro Cultural Português em Luanda/Camões, I.P.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.