AngolaEspeciaisPolítica

Angola vota: sorteio dos partidos políticos no boletim do voto

O sorteio realizado recentemente pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE), em cerimónia presenciada pelos mandatários das seis formações políticas que concorrem às eleições deste ano, coloca na segunda posição a Aliança Nacional Patriótica (APN), a União Nacional para a Independência total de Angola (UNITA) aparece em primeiro lugar.

 

A terceira posição é ocupada pelo Partido de Renovação Social (PRS), seguido do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), partido no poder desde 1975, da Frente Nacional para Libertação de Angola (FNLA) e da Convergência Ampla de Salvação de Angola – Coligação Eleitoral (CASA-CE). Além das posições de cada concorrente no boletim de voto, a CNE realizou também o sorteio da ordem dos intervenientes nos tempos de antena a emitir durante a campanha eleitoral na rádio e televisão.

 

No dia 23 de Agosto, Angola contará com 9.317.294 de eleitores, segundo dados oficiais que o Ministério da Administração do Território entregou à Comissão Nacional Eleitoral. A Constituição angolana aprovada em 2010 prevê a realização de eleições gerais a cada cinco anos, elegendo 130 deputados pelo círculo nacional e mais cinco deputados pelos círculos eleitorais de cada uma das 18 províncias do país (total de 90).

 

O cabeça-de-lista pelo círculo nacional do partido ou coligação de partidos mais votados é automaticamente eleito Presidente da República e chefe do executivo, conforme define a Constituição, moldes em que já decorreram as eleições de 2012.

 

Daqui em diante, iremos acompanhar todas as incidências destas eleições, até ao anúncio dos vencedores do escrutínio.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.