Cultura

Alunos lançam app para busca de bibliotecas

2 min

As bibliotecas são espaços coletivos de leitura e estudo que fazem a diferença para quem não tem dinheiro para ser investido em livros. Ajudam a democratizar o acesso, popularizam os livros e permitem o empréstimo, inclusive para levar à casa. Algumas são verdadeiras obras de arte! E, no Brasil, você pode achar as que ficam mais perto de você com a aplicação Mapa da Leitura, disponível no Google Play para Android.

 

Inicialmente criado para conectar bibliotecas comunitárias, voluntários e leitores, o aplicativo já conta com 150 unidades — inclusive algumas grandes. E com base na colaboração, tem potencial para crescer cada vez mais.

 

As bibliotecas comunitárias – onde associações, grupos independentes e informais criam espaços culturais e de leitura na própria região, incentivando doações e leitura – são as que mais precisam de divulgação, por serem frequentemente muito pequeninas ou em áreas de difícil acesso. Por isso o aplicativo é gratuito e colaborativo: quem quiser cadastrar as próprias bibliotecas pode ficar à vontade.

 

Popularizar os livros, estimular leitura

O aplicativo foi desenvolvido por três estudantes da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), no Rio Grande do Sul. Tairon Coelho e Guilherme Donada, alunos de engenharia elétrica, e Yasmin Wink, de Biblioteconomia, apostaram no aplicativo para desenvolver o gosto pelas leituras e incentivar a partilha de locais.

 

As bibliotecas têm autonomia para se cadastrarem e gerirem os seus perfis como bem entenderem e podem participar da sua construção por uma parte dedicada às sugestões.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.