DestaqueSociedade

Veja 7 profissões do futuro na Era da Informação

As profissões do futuro vão exigir novos profissionais — principalmente com o desenvolvimento exponencial das novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC), da Inteligência Artificial (IA) e da economia digital. Eles deverão ser adaptados a um mercado de trabalho flexível, fragmentado, ultra-dinâmico e altamente especializado, não importa em que país esteja. E as universidades terão que formar cidadãos atentos aos novos desafios do mundo globalizado.

 

Que profissões do futuro são tendências hoje? Confira as funções e as competências que o esperam amanhã.

 

1) Curadores Digitais de Informação

 

profissões do futuro
(Imagem: Reprodução Two Digital

As pessoas que ingressarem neste trabalho irão ocupar-se da gestão dos melhores conteúdos digitais (aplicações, software e hardware, fontes de informação) que mais se adequam à personalidade e interesses pessoais da sociedade contemporânea. Em poucas palavras, será uma espécie de consultor de imagem do meio digital e vão selecionar informações e dados necessários para tomadas de decisão.

Por que é tendência?

As profissões do futuro tendem a estar mais ligadas à produtividade, à aparência e ao mundo digital, principalmente em países onde essa cobrança já ocorre de forma forte hoje, como Brasil e Portugal. Com o aumento das informações e a necessidade de filtrar as fake news, torna-se necessária uma profissão capaz de lidar com esse fluxo de dados nas redes.

O que saber mais?

Já há cursos de curadoria digital disponíveis em pós-graduações em Lisboa e em São Paulo, para citar alguns. A área tem vínculos com o campo das Ciências da Informação e Comunicação.

2) Disruptores Corporativos

profissões do futuro
(Imagem: Reprodução Futuro Exponencial

Pode soar estranho, mas este curso é o indicado para os audazes que tenham interesse em contrariar a estrutura hierarquizada das empresas, em prol de um contexto mais informal, flexível e participativo (à semelhança das startup’s, das talks ou das feiras de empreendedorismo).

Por que é tendência?

As empresas percebem cada vez mais que o velho modo de fazer as coisas está ultrapassado. E valorizar quem consegue romper estruturas formais tendo em vista um bem coletivo maior – no caso, a empresa – começa a ser um valor já a despontar em um meio cada vez mais competitivo. A tendência é maior em países como Angola, Brasil e Portugal, que têm empresas de grande porte em busca de mudanças.

O que saber mais?

Não há uma fórmula pronta sobre como essa profissão se vai desenrolar, até porque, além de conhecimentos de gestão, é uma área fortemente alicerçada em características pessoais. O que se pode dizer é que exige uma capacidade de resiliência, criatividade e maturidade emocional.

3) Consultores de Produtividade

profissões do futuro
(Imagem: Reprodução Vida de Coworking

Este cargo de trabalho pretende encontrar especialistas que se ocupem da maximização e optimização do rendimento das empresas e dos seus profissionais, com base no desenvolvimento de tecnologia avançada e sustentável. Muito in, não concorda? Basicamente, é ele que vai ajudar a produzir mais, cortando custos, de uma forma equilibrada.

Por que é tendência?

A produtividade é palavra de ordem nas empresas modernas, não importa o país. Seja em empresas públicas ou privadas, esta é uma das profissões do futuro que serão mais demandadas nos próximos anos, tendo em vista que o objetivo final é maximizar lucros.

O que saber mais?

Os consultores de produtividade já são muito comuns no Japão e na Coreia do Sul, então grande parte da bibliografia é em inglês. Mais recentemente, empresas com este objetivo de consultoria têm sido abertas no Brasil, com características inclusive de gestão de tempo, de recursos e planos de comunicação. A área é trabalhada como intersecção entre os campos da Administração de Empresas e de Gestão.

4) Operadores de Drones

profissões do futuro
(Imagem: Reprodução Drones & Engenharia

Esta profissão é para todos os pilotos especializados na condução de veículos automáticos não pilotados – principalmente em zonas urbanas -, num contexto industrial ou comercial. Se é um entendido em Drones,  o céu deixará de ser o limite.

Por que é tendência?

A automatização é tendência em todas as áreas. Os drones estão a ocupar espaço na área de audiovisual, de segurança — com videovigilância —, entregas de comida e materiais e operações de resgate.

O que saber mais?

Por ainda não ser de preço verdadeiramente acessível, os cursos para pilotos de drones ainda não têm muita saída, mas já podem ser encontrados no Brasil e em Portugal, com tendências de ampliação.

5) Consultores de Privacidade

profissões do futuro
(Imagem: Reprodução Valormaia>

Esta é uma das profissões do futuro voltadas para aqueles formados na análise de riscos virtuais ou reais, em matéria de segurança pessoal ou informática. Por outras palavras, as pessoas que se ocuparem deste cargo serão uma espécie de agentes de investigação à procura de hackersmalwares cibernéticos ou outros riscos.

Por que é tendência?

A privacidade, com os escândalos de divulgação de dados de grandes empresas como Facebook e Gmail, tem-se tornado uma das prioridades de instituições públicas e privadas, além do cidadão comum. Pessoas que compreendam a lógica de funcionamento digital — e mais, que saibam como diminuir os riscos à privacidade, serão cada vez mais requisitadas.

O que saber mais?

As formações em proteção de dados e privacidade de informações já são comuns em algumas Universidades de Portugal e Brasil, tanto como cursos de extensão quanto como pós-graduação.

6) Gestor de E-commerce

 

profissões do futuro
Imagem: Reprodução NBS System

Este cargo profissional procura especialistas capazes de fazer a gestão de negócios e distribuição de bens, em todos as plataformas de comércio eletrónico (ebay, amazon, alibaba, etc).

Por que é tendência?

A ampliação do comércio eletrónico é uma tendência com o aumento do uso da internet. Em consequência, pessoas que saibam gerir o processo garantindo segurança e eficiência crescem à mesma medida.

O que saber mais?

Das profissões do futuro listadas aqui, a de especialista em E-commerce é a mais estabilizada já atualmente. Cursos de graduação, pós-graduação, mestrado, seja online ou pessoalmente já é ofertada por Faculdades e Universidades.

 

7) Especialistas em Crowdfunding 

profissões do futuro
(Imagem: Reprodução Pakwired

 

Abrange todos os profissionais responsáveis pela gestão e organização de plataformas digitais que visam a captação de investimento em projectos de empreendedorismo, causas sociais, entre outros tipos de iniciativas e actividades.

Por que é tendência?

Os trabalhos colaborativos e independentes têm crescido em relação à forma tradicional de trabalho de empresa. Grupos, start-ups e entidades sociais buscam formas de se organizar e de financiar os projetos que idealizam. Para isso têm de enfrentar burocracias nas formas de levantar dinheiro e dificuldades inerentes à captação de recursos. Que tal um profissional já especialista na parte de captação?

O que saber mais?

Não há formações específicas para a área, mas o tema é conexo a setores como captação de recursos, Economia, Administração e Gestão Financeira.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.