ArteBrasil

Tudo sobre as tatuagens efeito bordado: a nova tendência que chegou ao Brasil

2 min

A tatuagem pode ser definida como um símbolo moderno. É responsável por perpetuar no corpo aquilo que os aficionados defendem e amam, através de traços individualistas e personalizados. É uma prática que coleciona milhares de anos, continuando em voga até aos dias de hoje. Podemos encará-la como uma forma de expressão, capaz de explorar diversas correntes artísticas — desde o hiper-realismo ao surrealismo; passando pelos estilos old school e new school. 

 

Atualmente, a tatuagem é uma predisposição dos tempos modernos, abrangendo um público-alvo muito diverso. Há quem aprecie contornos coloridos, formas abstratas e esborratadas, linhas finas e grossas. Outros preferem motivos florais, desenhos em 3D e pormenores pontilhados. O único requisito? A originalidade.

 

Como as restantes formas de expressão artística, os moldes das tattoo são influenciados pelas tendências, mudando de rumo a uma velocidade intermitente. Graças a este facto — e devido à fama que têm angariado ao redor do globo —, as tatuagens efeito bordado (ou patch tattoo) são a nova sensação. A agulha e a tinta continuam a ser os principais ingredientes. A estes, junta-se o trabalho minucioso dos tatuadores, responsáveis por imprimirem, no resultado final, características e retoques realistas e rendilhados.

 

Perseguindo o objetivo de reproduzirem o acabamento supracitado, os profissionais tentam realçar as linhas do desenho, insistindo em contornos mais marcantes, com um certo relevo. A cor da tinta e os acabamentos ajudam a formalizar as tatuagens efeito bordado.

 

Desconhece-se o seu verdadeiro berço, mas os estúdios americanos têm sido os principais responsáveis pela proliferação deste novo estilo — que tem feito sucesso por todo o globo, com especial enfoque no território brasileiro. Por lá, já existem inúmeros estúdios especializados em tatuagens efeito bordado. O Duda Lozano, o South Gama Tattoo, o Cassio Saint Tattoo e o Lobão Tattoo são apenas alguns dos exemplos.

 

O segredo para o sucesso da tatuagem está na perfeita conjugação da sombra e da luz. Já o cunho e o talento artísticos do profissional são os responsáveis pela estética final. Quanto mais semelhante a um bordado na pele, mais bem-sucedido. No seu ADN, estão presentes os estilos retro, old school e realista, sendo que a cor e a ilusão de textura dão-lhe os últimos retoques.

 

Se, porventura, ficou com vontade de ver alguns trabalhos, não se preocupe: esta será saciada. Em baixo, deixamos-lhe alguns exemplos de tatuagens efeito bordado. Esperemos que o inspire.

 

Tatuagens efeito bordado da autoria do italiano Mirko Gallo — Imagem: Reprodução Instagram
Tatuagens efeito bordado da autoria da mexicana Paulina Oliver — Imagem: Reprodução Instagram
Tatuagens efeito bordado da autoria do brasileiro Duda Lozano — Imagem: Reprodução Instagram
Tatuagens efeito bordado da autoria do estúdio brasileiro Lobão Tatoo — Imagem: Reprodução Instagram

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.