BrasilEconomiaPaíses

Autocarros movidos a hidrogénio, que não poluem, começam a circular em São Paulo

(Imagem: Reprodução EMTU/SP, Flickr)

Os novos autocarros (ônibus) de transporte urbano movidos a hidrogénio já circulam nas ruas de São Paulo, Brasil desde a última semana.

Com uma tecnologia inovadora, a força de propulsão permite que os veículos se movam não emitindo poluentes. Totalmente construído no Brasil, o sistema de escape emite apenas vapor de água para a atmosfera. Além disso são mais espaçosos e têm um melhor sistema de controlo e integração a bordo mais segura.

Segundo informações do Ministério do Ambiente, estes autocarros são 45% movidos a energia renovável, 31% a mais que o resto do mundo, algo que destaca o país num grande avanço mundial. Apenas a Alemanha, o Canadá e os Estados Unidos conseguem desenvolver e operacionalizar veículos como estes nas suas cidades.

Os autocarros foram batizados com nomes de espécies de aves do país: Ararajuba (ave da Amazónia e representa as regiões do Norte e Nordeste), Tuiuiú (ave símbolo do Pantanal) e Sabiá Laranjeira (um símbolo do Brasil) e levam desenhados nas suas laterais as ilustrações dos mesmos animais.

Estes novos autocarros brasileiros são o resultado do aperfeiçoamento do protótipo que começou a circular no Corredor de São Mateus – Jabaquara (ABD), na região metropolitana de São Paulo, em 2010.

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), em nota, explica que o desenvolvimento do projecto é financiado pelo Programa da Nações Unidas para o Desenvolvimento, com apoio do Global Environment Facility (GEF) e da Agência Brasileira de Inovação (FINEP), por meio do Ministério de Minas e Energia.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.