Cultura

Poeta brasileiro leva o principal prêmio da literatura em Português

O poeta, memorialista, ensaísta e e historiador especialista em África Alberto da Costa e Silva é o vencedor do Prêmio Camões 2014, galardão criado por Portugal e pelo Brasil para distinguir autores de língua portuguesa.

Brasileiro nascido em São Paulo no ano de 1931, Alberto da Costa e Silva  foi embaixador do Brasil em Portugal. Em 2000 foi eleito para a cadeira nº 9 da Academia Brasileira de Letras, e ocupou o cargo de presidente da instituição em 2002 e 2003.

Alberto Costa e Silva foi membro do júri do Prémio Camões em 2001, 2003 e 2013. Filho do poeta Da Costa e Silva, diz ter recebido do pai este destino. “Fiquei a ouvir-lhe a voz em cada um dos poemas que me vi obrigado a escrever. Paradoxalmente, contudo, quem sempre esteve a fugir da febre da poesia não aspirou a ser senão, em todos os seus dias, poeta. E foi como poeta e filho de poeta que vim pedir que aqui me acolhêsseis”, disse no discurso de posse da Academia Brasileira de Letras.

O seu mais recente trabalho Imagens de África, que foi editado no ano passado no Brasil pela Companhia das Letras, reúne dezenas de relatos de cientistas, exploradores, aventureiros, missionários e burocratas que passaram por África desde a Antiguidade até ao século XIX, traçando a história da região e desmistificando muitos dos estereótipos sobre aquele continente.

O poeta foi eleito por unanimidade pelo júri, formado por Rita Marnoto, professora universitária, José Carlos Vasconcelos, jornalista, e os escritores Affonso Romano de Sant’Anna, António Carlos Secchin, Mia Couto e José Eduardo Agualusa.

O Prémio Camões foi criado em 1988 por Portugal e pelo Brasil para reconhecer um autor em língua portuguesa cuja obra “contribua para a projeção e reconhecimento da língua portuguesa”.

Confira os últimos ganhadores dos últimos anos:

2013 – Mia Couto (Moçambique)
2012 –  Dalton Trevisan (Brasil)
2011 – Manuel António Pina (Portugal)

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.