BrasilDestaqueEducaçãoSociedade

Brasileiro descobre uma nova forma de prever sismos

Certamente vez já ouvimos falar de sismos ou terramotos em alguma parte do mundo. Se estes cenários geológicos nunca decorreram no país onde residimos, com certeza que já acompanhamos a sua ocorrência em algum outro país, com maior ou pequena magnitude.

 

Neste campo, normalmente é difícil saber com que precisão e quando é que os fenómenos podem ter lugar, pois, não existe um método universal e consensual entre os estudiosos. Foi a pensar nisto que Aroldo Maciel, residente no Chile há 22 anos, se tornou celebridade por conseguir prever a ocorrência de sismos.

 

Foto: Reprodução La Cuarta

 

Desde 2012, Aroldo Maciel desvendou de forma antecipada dez sismos, todos com uma magnitude de 10 graus na escala de Richter, o que faz dele uma verdadeira celebridade entre os chilenos e nas redes sociais onde publica as suas previsões sobre a ocorrência de sismos.

 

O que mais espanta as pessoas é que Maciel nunca estudou este campo de conhecimento. Tudo sucedeu de forma espontânea quando lia sobre monitoria de tremores de terra num site na Internet. A nova ”estrela do Chile” não pretende enriquecer com o seu talento, mas ajudar a reduzir fatalidades ocasionadas pelos sismos.

2 Comentários

  1. Ivo Santel
    20 Agosto, 2017 às 15:25 — Responder

    Es FAKE la información. Aroldo Maciel tiene un nivel de aciertos de 5 % y es falso que predijo algún terremoto en Chile.
    Aroldo no vive en Chile, el vive en Cuiba, Brasil.

  2. Pamela Cerda Vidal
    20 Agosto, 2017 às 18:33 — Responder

    Buenas tardes, sería interesante para la ciencia y para quienes vivimos en lugares sísmicos, poder saber con anterioridad la ocurrencia de estos fenómenos. Sin embargo, aún no se puede precisar la fecha ( día y hora) en que ocurrirán. Aroldo Maciel tal vez tuvo buenas intenciones en un principio al intentar pronosticar sismos en Chile, sin embargo su porcentaje de acierto es bajísimo, ni siquiera alcanza él 5%.
    Sus pronósticos son cada vez más ambiguos, por lo que finalmente sus seguidores (fanáticos) en las redes sociales, los interpretan a su antojo.
    Espero que este comentario lo tomen a bien. La idea es seguir investigando y enseñando a la población.
    Saludos Cordiales desde Chile.

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.