AngolaBrasilCabo VerdeDestaqueGuiné-BissauMoçambiquePolíticaPortugalSão Tomé e PríncipeTimor-Leste

Cimeira da CPLP no Brasil será realizada em Novembro

Leya

 

Já em Maio circulavam rumores sobre o possível adiamento da Cimeira da CPLP, que estava agendada para o mês de Julho, informação agora confirmada pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

 

Segundo o Africa Monitor, as informações oficiais dão conta de que várias circunstancias justificam o adiantamento, desde a tensão vivida entre os estados-membros concernente à sucessão do secretariado executivo, à crise política no Brasil, onde decorrerão também os Jogos Olímpicos em Agosto. Também foram relevante para o adiamento as eleições presidenciais em São Tomé e Príncipe e em Cabo Verde (que também terá eleições autárquicas).

 

A publicação relata ainda que segundo suas fontes, também está alicerçado também a um problema da tesouraria, devido o incumprimento no pagamento das quotas, e a não contenção no que refere as deslocações, existindo rumores do temor que haja atraso em cumprimento de obrigações.

 

A cimeira fica assim agendada para Novembro deste ano no Brasil, o país anfitrião, sendo assim estendido o mandato do Murade Murargy por mais um trimestre bem como a presidência da organização por parte de Timor-Leste.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.