AngolaBrasilPaísesSociedade

Livro apresenta em quadrinhos (BD) um novo retrato da escravidão no Brasil

(Imagem: Reprodução cumbe.art.br)

Quais seriam as histórias de liberdade dos escravos na época colonial? Foi a partir deste questionamento que o quadrinista brasileiro Marcelo d´Salete criou Cumbe, um livro que retrata em quadrinhos (banda desenhada) uma nova perspectiva sobre o período da escravidão no país: contando histórias a partir do lado do escravizado.

cumbecapa

Os protagonistas da história são os negros escravos em sua luta de resistência contra a opressão escravagista brasileira. “Cumbe”, a palavra bantu que dá nome à obra, é rica em sentidos: é o sol, o dia, a luz, o fogo e a maneira de compreender a vida e o mundo. Também é um sinônimo de quilombo (nome dado às comunidades formadas no mato por escravos fugidos das fazendas).

O ilustrador é também autor dos livros “Noite Luz” e “Encruzilhada“, que retratam também o contexto do negro na sociedade brasileira, mas num ambiente urbano. Suas histórias em quadrinhos têm sido publicadas em diversas revistas brasileiras e estrangeiras, e seus originais já participaram de exposições na Europa e África.

cumbe interna

A valorização da cultura afro é o foco principal do trabalho do quadrinista, que pesquisou a fundo a cultura bantu para escrever os quatro contos que formam a publicação.

– Grande parte da nossa história aconteceu num contexto e escravidão, são mais de 300 anos, mas ainda é um tema pouco tratado tanto na literatura quanto nas histórias em quadrinhos – declarou d´Salete em entrevista à TV Cultura.

Para o artista, para além das organizações ativistas que lutam pelos direitos dos negros no país, é também na construção de novas narrativas que se transforma a imagem de um povo.

Assista à entrevista completa:

“Cumbe” será lançado no fim de maio em Portugal, pela Editora Polvo.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.