DestaqueGrandes IdeiasSustentabilidade

Como plantar uma floresta em qualquer lugar

Se você quer mais proximidade com a natureza sem mudar-se para “o meio do mato”, esta palestra de Shubhendu Sharma no TED foi feita para você. Em menos de cinco minutos, este empreendedor ecológico explica como criar uma pequena floresta urbana em qualquer lugar!

 

 

Shubhendu Sharma é um engenheiro industrial indiano que trabalhava na montadora de carros Toyota quando se aproximou deste conceito. Ele, que sempre teve como objetivo produzir o maior número de produtos o mais rápido possível e com a menor quantidade de recursos, viu sua prspectiva mudar quando conhecer o Dr. Akira Miyawaki.

 

Miyawaki foi à fábrica onde Sharma trabalhava para criar uma floresta e torná-la ‘neutra em carbono’. Ele voluntariou-se para trabalhar com Akira e aprendeu como fazer florestas segundo o seu método, que decidiu aplicar na sua própria casa.

(Imagem: Afforest)
(Imagem: Afforest)

A técnica que aprendeu com Mitawaki é diferente do reflorestamento tradicional, que deixa um grande espaço entre as árvores. Com esta metodologia, faz-se o plantio de árvores nativas de várias espécies em uma área muito pequena.

 

Dois anos depois de criar a sua pequena floresta no quintal, o número de espécies de aves duplicou, a qualidade do ar tornou-se melhor e a sua família começou a apanhar frutas sem qualquer esforço.

(Imagem: Afforest)
(Imagem: Afforest)O

Segundo Sharma, este tipo de floresta, comparada com uma plantação convencional, cresce 10 vezes mais rápido, é 30 vezes mais densa e tem 100 vezes mais biodiversidade. O modelo japonês possibilita a criação de uma floresta com 300 árvores no mesmo espaço em que seriam estacionados apenas seis carros. Neste modelo, as mudas são dispostas bem próximas umas às outras, sendo a biomassa a única fonte extra de fertilização – que é obtida localmente.

 

Mas o engenheiro industrial não deu-se por satisfeito somente com o resultado no seu quintal: ele criou a Afforestt, uma empresa que cria florestas em casas, escolas e fábricas em todo o mundo e também trabalha em uma plataforma open-source para compartilhar suas técnicas e métodos com quem quiser aprender e plantar a sua própria floresta.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.