EducaçãoPortugal

Escola da Marinha Grande é a primeira a usar o método ‘mindfulness’ nas aulas

Mindfulness, ou em português consciência plena, designa um estado mental que se caracteriza pela autorregulação da atenção para a experiência presente, numa atitude aberta, de curiosidade, ampla e tolerante, dirigida a todos os fenômenos que se manifestam na mente consciente – ou seja todo tipo de pensamentos, fantasias, recordações, sensações e emoções percebidas no campo de atenção são percebidas e aceitas como elas são.

 

O método é utilizado, sobretudo, por adeptos de meditação, mas na Marinha Grande está a ser experimentado pela primeira vez em salas de aula.

 

Todos os dias as crianças que frequentam o ensino básico do Agrupamento de escolas da Marinha Grande entram na aula depois do toque e em vez de se começarem logo a trabalhar nos exercícios escolares, concentram-se durante 60 segundos na sua respiração. 60 segundos de total silêncio em que se limitam a concentrar-se na respiração, sem mais nada que as perturbe. É uma técnica de MindUp que visa acalmar a mente, reduzir o stress e aumentar os níveis de atenção.

 

Até agora os professores têm-se mostrado bastante agradados com os resultados, embora ainda seja bastante precoce para se retirar qualquer conclusão.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.