Tecnologia

“Historiomaníacos”: o espólio de 22 museus portugueses está à distância de uma aplicação

Para os corações apaixonados por História, este artigo pode suscitar palpitações e descargas de adrenalina. Porquê? Porque agora já é possível viajar pelos corredores históricos de Portugal de forma gratuita e sem sair de casa. Tudo isto, graças à colaboração de algumas entidades portuguesas com o Google Arts & CultureOra, pela primeira vez, a veia sem fins lucrativos da multinacional americana, dedicada ao universo das artes e da cultura, resolveu emprestar a sua câmara especial – a Art Camera -, possibilitando viagens digitais pelos tesouros museológicos.

 

Fruto da aliança entre a Google, o Ministério da Cultura e a Direção do Património Cultural, o projeto Portugal: Arte e Património dedica-se a abrir as portas de mais de duas dezenas de museus portugueses, mostrando milhares de obras de arte e artefactos, através de imagens digitalizadas – e com uma excelente resolução. Tudo isto para facilitar a democratização do acesso à cultura de forma dinâmica, rápida e versátil.

 

Já era possível aceder a algumas obras lusitanas, através dos dois canais do Google Arts & Culture – a página oficial e a aplicação móvel, disponível para os sistemas operativos Android e iOS. Contudo, graças à recente parceria, as possibilidades ampliaram-se, abarcando mais 22 museus portugueses que passam a ter entrada gratuita. À distância de uma breve pesquisa virtual, existem mais de 90 visitas guiadas, com cerca de 100 tours em realidade virtual. Para as realizar, precisa apenas de recorrer à Street View e escolher. Entre as opções, destacamos os bonitos telhados em forma de terraço do Mosteiro da Batalha (Lisboa); o Convento de Cristo, integrado no Castelo de Tomar (Ribatejo); o Museu Nacional da Música (Lisboa) ou o Palácio Nacional de Mafra (Mafra).

 

Além das visitas guiadas, também pode explorar relatos históricos. Nestes estão integradas a tórrida e famosa história de amor de D. Inês de Castro e D. Pedro – reconhecida como a versão portuguesa do “Romeu e Julieta”; a viagem pela biografia das mulheres poderosas nacionais; ou a história do famoso rinoceronte de Lisboa – que agora está imortalizada em pedra na Torre de Belém.

 

Há também espaço para embarcar em jornadas pelos locais que mais inspiraram o célebre poeta português Fernando Pessoa; pela arquitetura nacional; existindo ainda  a possibilidade de se deixar fascinar, enquanto pousa os olhos, pelos diversos factos desconhecidos acerca de Portugal. Tudo isto pode agora ser consultado através da tecnologia.

 

Caso não esteja familiarizado com as funcionalidades da ferramenta Google Arts & Culture, deixamos-lhe um vídeo, em baixo, para o inteirar dos pormenores. E já agora: bom passeio histórico.

 

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.