MoçambiqueTurismo

Estação central dos Caminhos de Ferro em Maputo entre as nove mais bonitas do mundo

Erguida há pouco mais de um século, a estação central dos Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), em Maputo, foi eleita entre as 10 mais bonitas do mundo pela Financial Express, publicação internacional sediada na Índia.

 

Segundo a agência, a estacão é um testamento da história do país, destacando duas locomotivas no início do século XX que estão em exposição e os espaços de lazer e cultura criados no interior, o que lhe confere uma atmosfera muito peculiar, e onde se organizam eventos culturais de diversa ordem.

 

A estacão moçambicana foi incluída numa lista restrita da qual fazem parte as estacões de Antuérpia e Liége (Bélgica), London St. Pancras (Inglaterra), Terminal de Nova York (Estados Unidos), Kuala Lumpur (Malásia), Atocha, Madrid (Espanha), Kanazawa (Japão), e Flinders Street Station, Melbourne (Austrália).

 

A estação dos CFM foi construída entre 1913 e 1916 e projectada pelos arquitectos Alfredo Augusto Lisboa, Mário Veiga e Ferreira da Costa.

 

Com 100 anos de existência, a estação conta desde o ano passado com um museu que expõe diverso material histórico desta companhia ferroviária, desde carruagens, locomotivas e aparelhos industriais do século passado.

 


ERRAMOS: 
2/2/2016, 12h – Diferentemente do informado, a estação central dos Caminhos de Ferro de Moçambique tem 100 anos e não 120 anos. O texto original foi corrigido.

 

 

Leya

2 Comentários

  1. Edy
    2 Fevereiro, 2016 às 8:36 — Responder

    Se a estação foi concluída em 1916, tem sensivelmente 100 anos, não 120.

  2. CANDIDO BARROS PEREIRA
    4 Fevereiro, 2016 às 8:39 — Responder

    Sinto uma saudade sem limites por ter utilizado esta estação, onde todos os dias chegava e embarcava no comboio que nos trazia e levava de volta a nossa casa, a mim e a todos os estudantes e operarios que como eu, ao verem este magnífico património de Moçambique concretiza deixarão cair uma lágrima de comoção.
    Bem hajam a todos que construíram e ainda constroem este nosso querido Pais.
    Dito por um embaixador americano que passou por aqui,
    Que Moçambique é um dos quatro cantos do paraiso do Mundo.
    E, não se enganou!!!!…..

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.