PortugalSociedade

Evento NOVOS CIDADÃOS é já este domingo com entrada livre!

Novas eras multi-dimensionais virão, o humano não pertence mais a uma nação, mas escolhe em qual dos (tantos) lados quer ficar. Globalizado, confuso e dinâmico. Um mundo como nunca se viu.

 

Somos todos NOVOS CIDADÃOS.

 

“Novos Cidadãos” é o nome do projeto e do evento cujo objetivo é despertar a sociedade para o papel dos novos cidadãos e o impacto que estes têm a nível social, cultural e económico na construção de uma sociedade portuguesa mais diversificada e intercultural, para tornar Portugal num país de referência em boas práticas de acolhimento e integração, quer a nível europeu quer a nível mundial.

 

O evento terá lugar dia 13 de dezembro, das 15h às 20h no incrível espaço da Gin Lovers dentro do edifício da Embaixada Concept Store com entrada livre.

 

(Imagem: Divulgação Facebook Gin Lovers)
(Imagem: Divulgação Facebook Gin Lovers)
(Imagem: Divulgação Facebook Gin Lovers)
(Imagem: Divulgação Facebook Gin Lovers)

 

PROGRAMAÇÃO DETALHADA

15.00 – ABERTURA
Chegamos ao incrível espaço da Gin Lovers no edifício da Embaixada LX – Concept Store. Ouvimos uma boa música ambiente, espreitamos as lojas de artesanato e design, encontramos amigos, apreciamos o espaço envolvente enquanto experimentamos algumas das muitas variedades de Gins, inspirados especialmente para este evento nas culturas botânicas das principais comunidades estrangeiras presentes em Portugal.

 

15.30 – TEATRO IBISCO, COM PAIXÃO

Às 15.30 seguimos para o Teatro Ibisco que nos entra de rompante pela escadaria palaciana para nos apresentar a peça Com Paixão. A peça inspira-se no drama dos refugiados do Mediterrâneo e é o resultado da encenação coletiva de uma série de improvisações de um grupo de atores do Teatro Ibisco.
O Teatro Ibisco nasceu em 2009 nos bairros da Quinta da Fonte e da Quinta do Mocho (Loures) para, através da Arte, formar cidadãos. Desde então tem juntado crianças e jovens de todo o concelho de Loures para, juntos, receberem formação em Teatro e construírem espetáculos em que pensam o Mundo e os seus Mundos.

(Imagem: Divulgação Facebook Teatro Ibisco)
(Imagem: Divulgação Facebook Teatro Ibisco)
(Imagem: Divulgação Facebook Teatro Ibisco)
(Imagem: Divulgação Facebook Teatro Ibisco)

16.00 – DEBATE PÚBLICO

Às 16.00 damos início ao debate que irá refletir sobre
O IMPACTO DOS NOVOS CIDADÃOS NA SOCIEDADE PORTUGUESA E OS DESAFIOS QUE SE COLOCAM À SUA PLENA INTEGRAÇÃO.

 

Sessão de Abertura:

 

(Imagem: Reprodução oijj.org)
(Imagem: Reprodução oijj.org)

PEDRO CALADO, Alto Comissário para as Migrações – Licenciado em Geografia pela Universidade Clássica de Lisboa, com especialização em pedagogia, é Mestre em Geografia pela Universidade Clássica de Lisboa/Universidade de Sheffield, com especialização em “Exclusão, Sociedade e Território”. Consultor e avaliador em diversas organizações, como a Fundação Calouste Gulbenkian Fundador e voluntário em diversas organizações do terceiro setor, nomeadamente na Associação Entre mundos da qual é Presidente da Direção para o biénio de 2014-2015;Representante do Programa Escolhas na Rede Europeia de Prevenção da Criminalidade Juvenil (EUCPN), tendo sido vencedor do Prémio Europeu Heinz Roethof atribuído em 2003, pela União Europeia, ao projeto “Tutores de Bairro”. Investigador e docente universitário convidado em diversas instituições de ensino superior, com diversos artigos académicos publicados nos domínios da inclusão social, descendentes de imigrantes/minorias étnicas e educação formal e não formal. Formador profissional nos domínios da inovação social, inclusão social, empreendedorismo social e migrações.

 

Moderação:

199060_10151020376972181_728478575_n
(Imagem: Arquivo Pessoal)

LAURA VIDAL, Presidente da Conexão Lusófona e mentora voluntária do projeto “Novos Cidadãos” – Luso-angolana, licenciada em gestão de empresas pela Nova School of Business and Economics e a frequentar o doutoramento em Estudos Culturais. Na cidade do Rio de Janeiro – Brasil, país onde permaneceu dois anos em intercâmbio universitário, frequentou cursos avançados nas áreas do marketing, inovação, empreendedorismo e colaborou em diversas atividades de cunho social e cultural. O seu percurso profissional focou-se, nos primeiros anos, na área da gestão em mercados de língua portuguesa com especial incidência em países como Angola, Brasil e Portugal. É co-fundadora da Conexão Lusófona – rede global de jovens da lusofonia –  por acreditar que urge um trabalho no sentido da criação de pontes de entendimento e conhecimento entre as sociedades de língua portuguesa, principalmente tendo em foco as novas gerações. Enquanto atual presidente, assume a gestão transversal de todas as áreas desta Organização e a liderança da equipa de direção.

 

ORADORES convidados:

(Imagem: Arquivo Pessoal)

ALEJANDRA ORTIZ – investigadora urugaia, licenciada em Sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade da República Oriental do Uruguai (2003), pós-graduada em Análise de Dados em Ciências Sociais e Mestre em Sociologia (2009), ambas pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). É doutoranda do Programa de Doutoramento em Sociologia do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL), bolseira de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e investigadora do CIES-ISCTE desde 2006. Tem participado em vários projetos de investigação nacionais e europeus no âmbito das migrações, em particular sobre cidadania, juventude e saúde com publicação de artigos em revistas nacionais e estrangeiras.

 

 

 

 

 

 

 

(Imagem: Reprodução Rádio Afrolis)
(Imagem: Reprodução Rádio Afrolis)

PIMÉNIO FERREIRA – cigano de pai e mãe, formado em engenharia física e a exercer atualmente a sua profissão. Foi fundador do projeto , “Cigano-TV” para defender e dar a conhecer a cultura e realidades ciganas através das redes sociais. Em 2010, entrou em contacto com algumas personalidades do ativismo cigano e resolveu tomar parte mais ativa na mesma, trabalhando junto de membros da comunidade cigana e junto de membros da sociedade em geral. Atualmente, apadrinha o projeto, “Opre Chavale”, que tem como objetivo orientar e apoiar jovens estudantes ciganos no ensino superior. Além disso, juntamente com algumas mulheres ciganas, encontra-se a desenvolver o projeto “Tertúlias com Mulheres Ciganas” cujo objetivo é trabalhar para a desconstrução de estereótipos e construção de pontes de diálogo e de meios de reflexão, através da partilha de conhecimento sobre as realidades ciganas na voz dos próprios elementos das comunidades.

 

 

edinilsonpalestrante
(Imagem: Arquivo Pessoal)

EDNILSON DOS SANTOS – português e guineense, advogado estagiário na sociedade de advogados “Raposo Bernardo&Associados” com duas pós graduações em Direito da Energia e Direito Fiscal dos Países de Língua Portuguesa. Foi vogal da Juventude e Desporto da Junta de Freguesia de Carnaxide e atualmente é técnico administrativo da Câmara Municipal de Oeiras onde desempenha a função de coordenador do Espaço Jovem de Carnaxide. O seu percurso académico é caracterizado por um forte envolvimento associativo. Foi presidente da Associação de Estudantes da Escola Secundária de Miraflores, tendo sido, já na Faculdade de Direito de Lisboa,  presidente do Núcleo de Estudantes Africanos, membro da assembleia da Faculdade e do Conselho Académico, 1º vogal do Conselho Fiscal da Associação Académica, Presidente da Mesa da Assembleia-Geral do Núcleo de Estudantes Africanos e presidente da Associação de Estudantes da Guiné-Bissau em Lisboa. Para além do percurso no associativismo académico, é também militante ativo da Juventude Social Democrata (JSD) tendo sido vice-presidente da JSD de Algés por dois mandatos consecutivos. Participou ainda nos últimos Congressos Nacionais da JSD, até 2012, como delegado em representação secção de Algés.

 

O Debate pretende ser bastante interativo com a plateia, recolhendo contributos, críticas, sugestões que irão gerar um documento de recomendações políticas a ser posteriormente encaminhado aos decisores públicos.

Por isso…Traz as tuas ideias e o teu pensamento! Não fiques de fora!

 

17.30 – MOSTRA GASTRONÓMICA

E depois de muito debater…Seguimos às 17.30 para uma viagem de sabores.
O CHEF MIGUEL CASTRO E SILVA vai preparar-nos uma DEGUSTAÇÃO GASTRONÓMICA inspirada nos sabores de culturas que nos parecem tão longe, mas que nos estão tão perto. Preparados para dar uma volta ao mundo?

(Imagem: Reprodução ionline)
(Imagem: Reprodução ionline)

18.00 – CONCERTO ZUKATUGA CON(VIDA) : Rita Seidi, Projecto Kaya e Karyna Gomes

 

Pois é..Parece que vamos ter que terminar a dançar! Às 18.00 ZukaTuga CON(VIDA)

ZukaTuga foi a banda revelação da última edição do Festival Conexão Lusófona e nasce da vontade de dois amigos em fundir diferentes estilos e culturas.

Ivo e Diogo buscaram inspiração nos vários ritmos e sonoridades dos países onde o português é predominante, misturando assim África, Brasil e Portugal.

 

(Imagem: José Lorvão)
(Imagem: José Lorvão)

 

Mas atenção que não vêm sozinhos! Para animar a festa e fazer um encerramento em beleza os ZukaTuga trazem convidadas!

Falamos de novas e frescas revelações femininas na música de fusão da atualidade: Rita SeidiProjecto Kaya e Karyna Gomes.

 

(Imagem: Montagem sobre fotos de Divulgação)
(Imagem: Montagem sobre fotos de Divulgação)

 

 

 

 

Não importa de onde és, onde estejas, por onde te moves. Contamos contigo!

Aparece e vem construir uma nova cidadania! A cidadania global.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.