AngolaBrasilCabo VerdeCulturaDestaqueGuiné-BissauMoçambiquePortugalSão Tomé e PríncipeTimor-Leste

FESTLIP: O festival que reúne artistas de países lusófonos em um só palco

Festlip como é conhecido, é um Festival Internacional das Artes de Língua Portuguesa  que reúne anualmente artistas dos países lusófonos. O evento organizado desde 2008, e que agora segue na sua nona edição, tem o intuito de valorizar o teatro e outras expressões artísticas produzidas no Brasil, Cabo Verde, Angola, Portugal, Timor Leste, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial e Moçambique.  

 

(Imagem: Reprodução
FESTLIP
)

 

Esta edição que acontece no Rio de Janeiro, Brasil, até o dia 23 de dezembro volta a trazer uma grande diversidade cultural coadjuvado com a inovação, apresentando uma programação vasta desde mostra teatral internacional, show, exposição, mesa de debate, oficinas e diversas outras atividades.

 

Segundo uma nota da Talu Produções, entidade organizadora da iniciativa, pela primeira vez uma montagem teatral reunirá 8 atores das oito nacionalidades que falam português, com a maior parte dos ensaios realizados à distância por conexão digital. Pretende-se assim difundir, diversificar e inovar, fazendo uso da tecnologia para fazer chegar o teatro em língua portuguesa de maneira exponencial ao maior número de pessoas no mundo.

 

 

O Festlip também caminha para se transformar num festival de artes de linguagem digital, Tânia Pires, Diretora Artística e idealizadora da iniciativa frisa que “um evento como este é uma vitrine da língua portuguesa no mundo.”, tendo sido anunciado que a extensão do festival pela primeira vez para  Portugal  será em janeiro de 2018.

 

O evento também será transmitido nas redes sociais da Festlip, e terá uma edição transmitida ‘online’ para as emissoras TPA Angola e TV Gungu Moçambique, permitindo acompanhar tudo o que acontece no Rio de Janeiro em tempo real, estima-se um alcance em 12 milhões de pessoas.

 

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.