PaísesPolíticaPortugalSociedade

Fumadores poderão receber dinheiro do Estado para deixar de fumar

(Imagem: Reprodução Zoning The City)

 

O secretário de Estado adjunto do Ministro da Saúde de Portugal, garantiu que seria discutida, em sede de Conselho de Ministros, a possibilidade de pagar a fumadores para que estes deixem de fumar.

Não sendo a única possibilidade em cima da mesa, esta é uma das estratégias que o Governo poderá implementar, de forma a incentivar as pessoas a largar o vício do tabaco.

Em boa medida, o pagamento não acarretaria qualquer aumento dos custos que o Estado já tem com programas de auxílio a tabagistas, limitar-se-ia a substituir a habitual forma de apoio. Ao invés de subsidiar os medicamentos que ajudam ao processo de abandono da nicotina, o Estado remuneraria os fumadores que voluntariamente deixassem de fumar, e o comprovassem clinicamente, ao fim de determinado tempo, sendo que estes receberiam na íntegra o dinheiro que hoje é gasto a título de comparticipações.

O secretário de Estado fez saber que a inclinação do Governo para implementar este tipo de medidas, é ter um sistema que premeie a adesão voluntária a programas de desabituação.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.